Campanha quer reduzir acidentes com motociclistas no ES

O perigo que pega carona na garupa dos motociclistas podem estar com os dias contados. O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa) e Segurança Pública (Sesp), lançou nesta quarta-feira a campanha “Motociclista, coloque em prática as leis de trânsito”. O objetivo é reduzir o número de acidentes na Grande Vitória e no interior do Estado.

A campanha começa a ser veiculada na mídia essa semana e já na próxima sexta-feira (11) haverá ações nos municípios do interior e da Grande Vitória. O pontapé inicial será dado em Cachoeiro de Itapemirim e, em seguida, São Mateus, Domingos Martins, Vitória, Nova Venécia, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Guarapari, Vila Velha, Linhares e Colatina. O anúncio da campanha foi feito pelo governador do Estado, Paulo Hartung, junto com o vice-governador e secretário de Transportes e Obras Públicas, Ricardo Ferraço; a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici; e os secretários de Saúde, Anselmo Tozi, e Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Miranda.

Segundo a diretora-geral do Detran, Luciene Becacici, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar vai auxiliar o órgão durante as abordagens que, em princípio, serão educativas e logo após punitiva. “O motociclista precisa reconhecer a importância dos equipamentos de uso obrigatório, como luvas, capacetes, calçados e roupas adequadas para a sua segurança”, disse.

Um levantamento feito pelo Detran, existem atualmente pouco mais de 1 milhão de veículos circulando pelas avenidas capixabas, sendo que desse total, cerca de 264 mil são motos. Se a frota aumenta em ritmo acelerado, o número de acidentes segue pelo mesmo caminho.

Para se ter uma idéia, em 2004 eram aproximadamente 150 mil motos. Hoje, já somam mais de 260 mil. Deste total, 185 mil estão registradas no interior do Estado. E será nos municípios fora da Grande Vitória que a fiscalização será intensificada.

Os 368 mil condutores capixabas habilitados para dirigir moto, 226 mil só no interior, devem ficar atentos às normas de segurança para que preservem a vida. De acordo com o secretário de transporte, Ricardo Ferraço, o alto índice de acidentes no interior deve-se em grande parte a imprudência dos seus condutores.

“O meio de transporte deixou de ser feito a cavalo e deu lugar para as motocicletas. Muitas das estradas do interior são de terra e quando os motociclistas vão para o asfalto é natural que o risco de acidente aumente, já que muitas vezes não estão usando equipamentos de segurança”, afirmou.

Segundo as estatísticas apresentadas durante o lançamento da campanha, foi revelado que os acidentes de moto, em sua maioria, são mais graves do que o de automóveis. Esses números podem ser observados no Hospital São Lucas, referência em tratamento de traumas em Vitória. De acordo com o secretário de Saúde, Anselmo Tozi, em 2007 houve um aumento de 82% no número de internações provocadas por acidentes de moto.

De acordo com o levantamento da Sesa, em 2007 foram registradas 1.978 vítimas contra 1.080 em 2006. Só no interior, por exemplo, foram 341 mortes e 3,8 mil feridos. Os dados mostram que apenas 48% dos pacientes usavam capacete.

O secretário informou ainda que a cada três pacientes que dão entrada no São Lucas, dois são vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. O gasto com essas pessoas, ainda de acordo com o levantamento, chega a 2,7 milhões, o que representa 70% do custo total do São Lucas.

Apesar dos números alarmantes, nos seis primeiros meses desse ano houve uma redução de 3,6% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2008 foram contabilizados 880 casos contra 913 no igual período anterior.

As abordagens se darão na forma de “pit stop” e organizadas em tendas, visando sempre o envolvimento da comunidade local.

Veja o que cada tenda oferece:

Tenda de Serviços

– Consulta ao sistema de veículos com orientação sobre a situação documental da motocicleta e procedimentos para regularização, caso necessário.

– Consulta ao sistema de habilitação com orientações sobre renovação, mudança de categoria e outros serviços julgados necessários.

Tenda da Educação

– Abordadores educativos da Gerência de Educação com a equipe da Associação de Apoio aos Deficientes Físicos (AADEF) entregando material educativo com itens de segurança e orientando sobre normas e comportamento seguro.

– Examinadores do Detran dando dicas de pilotagem segura

– Médico de clínica local conveniada, aferindo a pressão arterial e dando orientações sobre saúde.

Tenda Mecânica

– Avaliação de motos, feita por mecânicos das concessionárias e revendedoras de motocicletas da região, que vão realizar também pequenas correções.

Cronograma das abordagens no interior:

– 10 de julho – São Mateus (quinta-feira)

– 11 de julho – Cachoeiro de Itapemirim (sexta-feira)

– 25 de julho – Vitória – em comemoração ao Dia do Motociclista (sexta-feira)

– 31 de julho – Nova Venécia (quinta-feira)

– 08 de agosto – Cariacica (sexta-feira)

– 14 de agosto – Aracruz (quinta-feira)

– 21 de agosto – Santa Maria de Jetibá (quinta-feira)

– 28 de agosto – Guarapari (quinta-feira)

– 04 de setembro – Vila Velha (quinta-feira)

Fique atento

A fiscalização cobrará as novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, válidas a partir deste ano, que incluem mudanças destinadas a aumentar a segurança no trânsito e diminuir os acidentes que envolvem motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

Entre as alterações está a obrigatoriedade do uso de capacetes com adesivo refletivo nas laterais e na parte traseira, e ainda o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Os baús de transporte de carga também devem possuir faixas refletivas. Além disso, também fica proibido o uso de película nas viseiras ou de viseiras escuras durante a noite. O descumprimento das novas regras irá constar como falta gravíssima na habilitação do condutor, está sujeito a multa de R$ 191,54, e até ao recolhimento do veículo.

* Fonte: Folha Vitória

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão