Campeonato de mora vai premiar os quatro primeiros lugares

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

As inscrições para o campeonato de mora da 1ª Noite da Mora e do Vinho poderão ser feitas até o início do evento, que acontecerá neste sábado (16), às 19 horas, no Paiol do Nonno, no Centro de Eventos de Venda Nova. A taxa por dupla custa R$ 10,00. As quatro primeiras colocadas vão receber troféus.

A competição é uma iniciativa da Associazione Trevisani nel Mondo em parceria com o Circolo Trentino di Venda Nova e apoio da Associação Festa da Polenta- Afepol e Prefeitura Municipal. Além do jogo, haverá polenta móvel, fogueira, mesa de comidas e cantarola italiana.

Arquivo FMZ

De acordo com o presidente da Trevisani, Higino Falchetto, o objetivo da Noite é resgatar a tradição da mora entre os descendentes de italianos da cidade. “Escolhemos a data por conta do frio, que combina com vinho e fogueira”, disse.

Falchetto lembra que a mesa de comidas é compartilhada, por isso cada participante deve levar um prato de doces ou salgados. O vinho também fica por conta de quem comparecer.

O jogo

O jogo de mora, ou apenas mora, é uma tradição com origem na atual região italiana do Vêneto e trazida para o Brasil pelos imigrantes. A palavra significa "morra!". O jogo tradicionalmente é realizado em dialeto vêneto ou “talian” e se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os jogadores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela.

A dificuldade é a rapidez com que isso acontece. Os jogadores vão apresentando os dedos e gritando os números supostos até um deles acertar a soma.

Confira mais Notícias

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES

Baile dos Universitários volta a ser realizado neste sábado (26)

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas