Centenas de agricultores do Espírito Santo estarão em Domingos Martins no próximo final de semana para a 1ª Festa Capixaba das Sementes Crioulas. Entre as atividades programadas para os dias 25, 26 e 27 estão palestras técnicas, oficinas, feira, exposição e programação cultural. O evento tem o apoio da Prefeitura de Domingos Martins.
O cultivo das denominadas sementes crioulas está diretamente relacionado ao início da própria agricultura, há cerca de 10 mil anos, isto porque a sua produção é feita exatamente como nos primórdios da atividade: as sementes são repassadas de geração em geração e não possuem nenhum tipo de intervenção em sua genética, são naturais.
De acordo com o Movimento dos Pequenos Agricultores, que coordena a iniciativa, o objetivo é resgatar o debate e a prática da produção e reprodução das sementes crioulas, junto ao poder público e a sociedade. “Outra questão importante a ser levantada é o papel do campesinato na preservação da biodiversidade”, esclarece uma das coordenadoras, Priscila Albani Trés.
“A preservação e o fomento da atividade agrícola com a utilização das sementes crioulas resiste às atuais técnicas de produção de alimentos, principalmente no que se refere às tecnologias de modificação genética. Hoje é o campesinato que levanta esta bandeira”, destaca o coordenador regional do Movimento dos Pequenos Agricultores, Leomar Lírio.
As ações e iniciativas mais consolidadas para a produção e reprodução das sementes crioulas estão concentradas no sul do País. No Espírito Santo, diversos municípios registram propriedades que ainda mantém este tipo de cultivo. Um deles é Domingos Martins. “Algumas propriedades de nosso município ainda utilizam sementes crioulas na produção de seus alimentos, principalmente milho, feijão e hortaliças ”, completa Leomar.
Programação
A 1ª Festa Capixaba das Sementes Crioulas vai contar com a participação de mais de 30 municípios. As atividades técnicas serão realizadas no Ginásio de Esportes Theodoro Schwambach (antigo CNEC) e as culturais, na área de festas em frente à praça principal de Campinho.
A programação começa na sexta-feira (25) à tarde com a palestra “O Campesinato como guardião da Biodiversidade”, ministrada pelo frei Pedro Kalke, do Rio Grande do Sul. À noite será realizada a abertura oficial e noite cultural.
Já no sábado (26), o dia começa com a palestra “Experiências de Reprodução e Conservação das Sementes Crioulas”, apresentada pelo coordenador da CooperBio, de Santa Catarina. A tarde será reservada para capacitação, com 20 oficinas, entre elas: Seleção, produção e armazenamento de sementes; Homeopatia; Pscicultura; Experiências de comercialização/ perspectivas e desafios; Transgenia; Apicultura; Educação do Campo e Massoterapia. À noite acontecem os shows de Pereira da Viola e Amigos da Viola. No domingo (24), os destaques são a I Feira Estadual das Sementes Crioulas, exposição e atividades culturais durante todo o dia.
Programação completa
DIA 25/04 – Sexta-Feira
Manhã: chegada e almoço
13h – Abertura, mística e apresentações
14h – Palestra – O Campesinato como guardião da biodiversidade
15h – Intervalo
16h – Retorno plenária
18h – Jantar
20h – Noite Cultural
DIA 26/04 – Sábado
6h30 – Café
7h30 – Plenária – Experiências de produção e comercialização de sementes crioulas
9h30 – Intervalo
10h – Retorno plenária
12h – Almoço
13h30 – Plenária
14h – Oficinas
16h30 – Intervalo
17h – Plenária – Encerramento Seminário
18h – Jantar
19h30 – Noite Cultural
20h – Show com amigos da viola
21h – Show com Pereira da viola
22h30 – Continuação do show com amigos da viola
DIA 27/04 – Domingo – I Feira Capixabas das Sementes Crioulas
7h – Café da manhã
7h45- Organização do espaço e das barracas
9h – Abertura
09h30 – Culto Ecumênico
10h30 – Abertura das barracas
10h45 – Ato político
12h – Almoço
15h30 – Sorteio de rifa
17h- Encerramento
*Durante o dia irão acontecer apresentações de dança, shows e atividades culturais.