Campinho vai sediar a 1ª Festa das Sementes Crioulas neste final de semana

Centenas de agricultores do Espírito Santo estarão em Domingos Martins no próximo final de semana para a 1ª Festa Capixaba das Sementes Crioulas. Entre as atividades programadas para os dias 25, 26 e 27 estão palestras técnicas, oficinas, feira, exposição e programação cultural. O evento tem o apoio da Prefeitura de Domingos Martins.

 

O cultivo das denominadas sementes crioulas está diretamente relacionado ao início da própria agricultura, há cerca de 10 mil anos, isto porque a sua produção é feita exatamente como nos primórdios da atividade: as sementes são repassadas de geração em geração e não possuem nenhum tipo de intervenção em sua genética, são naturais.

 

De acordo com o Movimento dos Pequenos Agricultores, que coordena a iniciativa, o objetivo é resgatar o debate e a prática da produção e reprodução das sementes crioulas, junto ao poder público e a sociedade. “Outra questão importante a ser levantada é o papel do campesinato na preservação da biodiversidade”, esclarece uma das coordenadoras, Priscila Albani Trés.

 

“A preservação e o fomento da atividade agrícola com a utilização das sementes crioulas resiste às atuais técnicas de produção de alimentos, principalmente no que se refere às tecnologias de modificação genética. Hoje é o campesinato que levanta esta bandeira”, destaca o coordenador regional do Movimento dos Pequenos Agricultores, Leomar Lírio.

 

As ações e iniciativas mais consolidadas para a produção e reprodução das sementes crioulas estão concentradas no sul do País. No Espírito Santo, diversos municípios registram propriedades que ainda mantém este tipo de cultivo. Um deles é Domingos Martins. “Algumas propriedades de nosso município ainda utilizam sementes crioulas na produção de seus alimentos, principalmente milho, feijão e hortaliças ”, completa Leomar.

 

Programação

 

A 1ª Festa Capixaba das Sementes Crioulas vai contar com a participação de mais de 30 municípios. As atividades técnicas serão realizadas no Ginásio de Esportes Theodoro Schwambach (antigo CNEC) e as culturais, na área de festas em frente à praça principal de Campinho.

 

A programação começa na sexta-feira (25) à tarde com a palestra “O Campesinato como guardião da Biodiversidade”, ministrada pelo frei Pedro Kalke, do Rio Grande do Sul. À noite será realizada a abertura oficial e noite cultural.

 

Já no sábado (26), o dia começa com a palestra “Experiências de Reprodução e Conservação das Sementes Crioulas”, apresentada pelo coordenador da CooperBio, de Santa Catarina. A tarde será reservada para capacitação, com 20 oficinas, entre elas: Seleção, produção e armazenamento de sementes; Homeopatia; Pscicultura; Experiências de comercialização/ perspectivas e desafios; Transgenia; Apicultura; Educação do Campo e Massoterapia. À noite acontecem os shows de Pereira da Viola e Amigos da Viola. No domingo (24), os destaques são a I Feira Estadual das Sementes Crioulas, exposição e atividades culturais durante todo o dia.

 

Programação completa

 

DIA 25/04 – Sexta-Feira

 

Manhã: chegada e almoço

13h – Abertura, mística e apresentações

14h – Palestra – O Campesinato como guardião da biodiversidade

15h – Intervalo

16h – Retorno plenária

18h – Jantar

20h – Noite Cultural

 

DIA 26/04 – Sábado

 

6h30 – Café

7h30 – Plenária – Experiências de produção e comercialização de sementes crioulas

9h30 – Intervalo

10h – Retorno plenária

12h – Almoço

13h30 – Plenária

14h – Oficinas

16h30 – Intervalo

17h – Plenária – Encerramento Seminário

18h – Jantar

19h30 – Noite Cultural

20h – Show com amigos da viola

21h – Show com Pereira da viola

22h30 – Continuação do show com amigos da viola

 

DIA 27/04 – Domingo – I Feira Capixabas das Sementes Crioulas

 

7h – Café da manhã

7h45- Organização do espaço e das barracas

9h – Abertura

09h30 – Culto Ecumênico

10h30 – Abertura das barracas

10h45 – Ato político

12h – Almoço

15h30 – Sorteio de rifa

17h- Encerramento

 

*Durante o dia irão acontecer apresentações de dança, shows e atividades culturais.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)