Campus do Ifes da região Centro-Serrana vai beneficiar 600 alunos

O governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço e o reitor Dênio Rebello, participaram, na tarde desta sexta-feira (26), da assinatura da ordem de serviço para a construção do campus Central-Serrana do Instituto Federal do Espírito Santo. A construção da unidade é resultado do amplo esforço para a ampliação do ensino técnico profissionalizante no Espírito Santo feito pelo Governo do Estado e a bancada federal. A primeira etapa das obras está orçada em R$ 4,5 milhões. A unidade vai atender, inicialmente, 600 alunos, oferecendo formação na área agrícola.

O terreno onde o campus Central-Serrana será construído fica no município de Santa Maria de Jetibá, na localidade de Caramuru, especificamente na divisa com os municípios de Santa Leopoldina, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá, e foi adquirido através de um consórcio intermunicipal entre os municípios citados. Ele será o 18º campus do Ifes a entrar em funcionamento.

A definição dos cursos a serem ofertados ainda depende da realização de audiências públicas com a comunidade para discutir o eixo tecnológico e a linha de atuação que serão implantados.

O vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, falou da importância de qualificar os jovens. “Toda vez que abrimos oportunidades para os jovens do interior estamos ampliando seus horizontes e dando a eles a escolha de viverem em seus locais de origem. A Escola Técnica Federal tem uma história de formação não apenas escolar, mas de caráter de tantos capixabas. Temos certeza que o futuro dos jovens que por aqui passarem será de sucesso”, concluiu.

O Ifes é resultado da união de todas as unidades de ensino que formavam o Cefetes (Vitória, Colatina, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Linhares e Nova Venécia) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Alegre, Colatina e Santa Teresa – que somam, atualmente, 12 campi. É uma instituição de ensino público especializada na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino: Técnicos Integrados com o Ensino Médio; Técnicos; Superiores de Tecnologia, Licenciatura, Engenharia e Bacharelado; Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

Seis campi estão em implantação: Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Piúma, Vila Velha, Ibatiba e Central-Serrana. As obras do campus Venda Nova do Imigrante estão em fase de acabamento. As atividades do campus terão início ainda no primeiro semestre de 2010.

O governador Paulo Hartung afirmou que os jovens da região centro-serrana irão ter na unidade do Ifes mais uma janela de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Hartung ressaltou que a grande meta do Governo é fazer com que as oportunidades que surgem a cada dia no Estado cheguem a todos os capixabas.

“Após um grande esforço e com a união de toda a sociedade capixaba, reorganizamos a casa e colocamos o Espírito Santo no rumo do progresso, do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. Para nós é fundamental que os capixabas aproveitem as oportunidades desse excelente momento vivido pelo Estado e a expansão do Ifes é mais uma passo nesse sentido”, afirmou.

Hartung enfatizou que para incluir os capixabas no dinâmico processo de desenvolvimento econômico pelo qual passa o Espírito Santo, o Governo do Estado está priorizando os investimentos na educação, na qualificação profissional e na formação de jovens e adultos. “Estamos avançando na formação dos jovens, promovendo um grande mutirão de qualificação profissional, ampliando a Bolsa Sedu, de ensino técnico e agora também com inglês, e o Nossa Bolsa, para curso superior”, ressaltou.

Confira mais Notícias

Educação

40 vagas de pós-graduação para o curso de Gestão em Saúde em Venda Nova

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar

Inscrições para curso de programação de jogos digitais em Venda Nova do Imigrante

Presidente da República sanciona lei do novo Ensino Médio