Campus do Ifes da região Centro-Serrana vai beneficiar 600 alunos

O governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço e o reitor Dênio Rebello, participaram, na tarde desta sexta-feira (26), da assinatura da ordem de serviço para a construção do campus Central-Serrana do Instituto Federal do Espírito Santo. A construção da unidade é resultado do amplo esforço para a ampliação do ensino técnico profissionalizante no Espírito Santo feito pelo Governo do Estado e a bancada federal. A primeira etapa das obras está orçada em R$ 4,5 milhões. A unidade vai atender, inicialmente, 600 alunos, oferecendo formação na área agrícola.

O terreno onde o campus Central-Serrana será construído fica no município de Santa Maria de Jetibá, na localidade de Caramuru, especificamente na divisa com os municípios de Santa Leopoldina, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá, e foi adquirido através de um consórcio intermunicipal entre os municípios citados. Ele será o 18º campus do Ifes a entrar em funcionamento.

A definição dos cursos a serem ofertados ainda depende da realização de audiências públicas com a comunidade para discutir o eixo tecnológico e a linha de atuação que serão implantados.

O vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, falou da importância de qualificar os jovens. “Toda vez que abrimos oportunidades para os jovens do interior estamos ampliando seus horizontes e dando a eles a escolha de viverem em seus locais de origem. A Escola Técnica Federal tem uma história de formação não apenas escolar, mas de caráter de tantos capixabas. Temos certeza que o futuro dos jovens que por aqui passarem será de sucesso”, concluiu.

O Ifes é resultado da união de todas as unidades de ensino que formavam o Cefetes (Vitória, Colatina, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Linhares e Nova Venécia) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Alegre, Colatina e Santa Teresa – que somam, atualmente, 12 campi. É uma instituição de ensino público especializada na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino: Técnicos Integrados com o Ensino Médio; Técnicos; Superiores de Tecnologia, Licenciatura, Engenharia e Bacharelado; Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

Seis campi estão em implantação: Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Piúma, Vila Velha, Ibatiba e Central-Serrana. As obras do campus Venda Nova do Imigrante estão em fase de acabamento. As atividades do campus terão início ainda no primeiro semestre de 2010.

O governador Paulo Hartung afirmou que os jovens da região centro-serrana irão ter na unidade do Ifes mais uma janela de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Hartung ressaltou que a grande meta do Governo é fazer com que as oportunidades que surgem a cada dia no Estado cheguem a todos os capixabas.

“Após um grande esforço e com a união de toda a sociedade capixaba, reorganizamos a casa e colocamos o Espírito Santo no rumo do progresso, do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. Para nós é fundamental que os capixabas aproveitem as oportunidades desse excelente momento vivido pelo Estado e a expansão do Ifes é mais uma passo nesse sentido”, afirmou.

Hartung enfatizou que para incluir os capixabas no dinâmico processo de desenvolvimento econômico pelo qual passa o Espírito Santo, o Governo do Estado está priorizando os investimentos na educação, na qualificação profissional e na formação de jovens e adultos. “Estamos avançando na formação dos jovens, promovendo um grande mutirão de qualificação profissional, ampliando a Bolsa Sedu, de ensino técnico e agora também com inglês, e o Nossa Bolsa, para curso superior”, ressaltou.

Confira mais Notícias

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)