O Incaper de Alfredo Chaves em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam nos dias 21 e 22 de maio, das 7h as 17h, na pousada da Vovó Uzilia da comunidade de São Roque de Maravilha, um curso de capacitação técnica sobre renovação de lavoura do café arábica, para produtores do município.
O curso será ministrado em três módulos e nesta primeira etapa serão discutidos vários temas. Entre os assuntos abordados será explanado sobre a importância da escolha e preparo da área a ser cultivada, variedades recomendadas, análise e correção do solo, mudas de qualidade, práticas de conservação e nutrição de plantas.
Segundo Alciro Lamão, Chefe do escritório local do Incaper de Alfredo Chaves, o curso pertence ao Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag) que tem como um dos principais objetivos, elevar a produtividade e qualidade do café arábica por meio de capacitação e assistência técnica. Queremos que o café do Espírito Santo seja consolidado no mercado devido a sua qualidade e certificação. Para isso devemos recuperar e conservar o solo com boas práticas agrícolas, explicou.
Ainda conforme dados do Incaper, a produção anual de café em Alfredo Chaves atinge o quantitativo de 100 mil sacas em uma área cafeeira plantada de 4.500 hectares, sendo que 2.500 hectares é destinado ao cultivo do café arábica.