Capixabas brilham no Brasileiro de Enduro e mantêm legado no Polenta Off Road

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, realizada em Senhor do Bonfim (BA), confirmou o excelente momento de três nomes consagrados da modalidade: os capixabas Késsia Tristão, o multicampeão Sandro Hoffmann e Jomar Grecco, atual líder da categoria Elite.

Todos vêm acumulando pódios consecutivos ao longo da temporada, e a mais recente disputa, que encerrou no último dia 06 de abril, manteve essa escrita. Késsia garantiu mais uma vitória, Sandro ficou com o segundo lugar, e Jomar manteve a liderança no campeonato após vitórias nas duas primeiras etapas, no Piauí e no Rio Grande do Sul.

Com trajetos desafiadores, compostos por trechos de pedra, subidas técnicas e trilhas de alta velocidade, os competidores enfrentaram mais de 230 km entre sábado e domingo. Késsia, que lidera o campeonato, teve o apoio do programa Voe Atleta para se deslocar até a competição, enquanto ela e Sandro são contemplados com o Bolsa Atleta, iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que oferece suporte financeiro mensal para atletas de alto rendimento.

Além dos feitos recentes no Nacional, Késsia, Sandro e Jomar possuem uma relação profunda com uma das provas mais emblemáticas do calendário off-road: o Polenta Off Road, que terá a próxima edição de 23 a 25 de maio, em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas. Jomar Grecco, inclusive, é um dos grandes nomes da história da prova, com dez vitórias no Enduro de Regularidade do Polenta Off Road.

“Espero que seja uma prova boa como nos outros anos, bem técnica em nível de Campeonato Brasileiro. Competir em casa dá sempre uma confiança a mais por estar na região que a gente conhece o tipo de terreno, isso me dá um grau de competitividade maior para vencer e somar os pontos no campeonato. Os custos são menores, tudo isso também é vantagem”, destaca Grecco.

Sandro Hoffmann relembra sua longa trajetória na prova: “Conheci o Enduro da Polenta em 1993, como espectador. Em 1994, era para ter participado, mas quebrei a clavícula uma semana antes. Em 1995, estreei na prova e desde então nunca mais deixei de competir. Já são 30 anos.” O capixaba calcula 16 vitórias no Polenta, em todas as categorias pelas quais passou: da antiga Master (hoje Elite), passando pela Sênior (atual Graduado), e atualmente na Over 50. Seu primeiro título veio em 1996, na antiga categoria Intermediária (antes chamada de Júnior).

Já Késsia Tristão, outro nome de peso nas trilhas capixabas, soma cinco vitórias na prova e compete na categoria Feminina. “Espero que neste ano eu consiga ser campeã do Polenta novamente. Tenho certeza que a prova vai ser ótima, com trilhas boas e muita navegação. Competir no Polenta é muito especial. Me sinto em casa e receber de perto o carinho e incentivo dos amigos e familiares é muito gratificante. Além disso, o evento é muito bacana e muito bem organizado, tanto nas atrações no Polentão, quanto nas competições”, disse. Para ela, o Polenta Off Road é motivo de orgulho: “É um grande orgulho para os pilotos capixabas ter uma etapa do Campeonato Brasileiro com o nível do Polenta”.

A próxima parada do Brasileiro será o “Ipês Off Road”, nos dias 03 e 04 de maio, em Lavras (MG). Com o bom desempenho mantido desde a abertura da temporada — incluindo vitórias no Rally Piocerá e no Pampas Off Road —, os três atletas seguem firmes na briga pelo título nacional.

Inscrições abertas- As inscrições para o 9º Polenta Off Road seguem abertas no site http://www.polentaoffroad.com.br/. A programação traz diversas modalidades de competição e passeio como Enduro de Regularidade, Enduro Cross Teste, Cross Teste Enduro Kids, Trail Run, Big Trail, MTB, 4×4 ATV, 4×4 UTV e a inédita corrida noturna “Polenta Night Run”. Além disso, a 4ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas promete ser um atrativo à parte, reunindo expositores e atividades interativas para os visitantes. A entrada é gratuita todos os dias.

O Polenta Off Road é uma realização do Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Governo do Estado do Espírito Santo, Associação Festa da Polenta (Afepol), Hospital Padre Máximo, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Espírito Santo, Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação Capixaba de Motociclismo (Fecam) e Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc).

Confira a programação completa:

9º Polenta Off Road e 4ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas

De 23 a 25 de maio de 2025

Local: Centro de Eventos Pe. Cleto Caliman – Venda Nova do Imigrante / ES

Dia 23 de maio – sexta-feira

16h – Início da entrega de material aos competidores

18h – Abertura da Praça de Alimentação e Festival de Cervejas Artesanais

19h – Largada POLENTA NIGHT RUN (corrida e caminhada)

19h30 – Abertura oficial da 4ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas

19h45 – Premiação Polenta Night Run

20h – Show Regional

Dia 24 de maio – sábado

05h30 – Largada POLENTA TRAIL RUN 35k

07h – Abertura da Praça de Alimentação

07h30 – Largada ENDURO Kids

07h45 – Largada Polenta TRAIL RUN 7k e 18k

08h – Largada do 1º dia do ENDURO NACIONAL DA POLENTA

08h30 – Largada CROSS TESTE ENDURO Kids

08h45 – Abertura da FEIRA DA AVENTURA das Montanhas Capixabas

09h – Largada RALLY 4×4

09h30 – Início Premiação POLENTA TRAIL RUN

10h – Largada ENDURO Cross Teste

12h30 – Largada BIG TRAIL

17h – Premiação ENDURO

19h – Resultado do 1º dia do Enduro de Regularidade e do Enduro

19h30 – Mini TOMBO DA POLENTA

21h – Show Regional

Dia 25 de maio – domingo

07h – Largada do 2º dia do ENDURO NACIONAL DA POLENTA

07h30 – Abertura da Praça de Alimentação e da FEIRA DA AVENTURA das Montanhas Capixabas

08h – Largada MTB

10h – Início Premiação MTB

12h – Apresentação Cultural

15h – Premiação do ENDURO NACIONAL DA POLENTA

17h – Show Regional

20h – Encerramento

Fotos: Divulgação

Montagem: Rádio FMZ

Confira mais Notícias

Triatleta vendanovense disputa Mundial na Espanha

Venda Nova conquista 5 medalhas e 3 vagas para a etapa estadual dos Jogos Escolares 2025

Vem aí a 3ª Copa de Karatê de Venda Nova do Imigrante

Equipe Lorenção é a campeão do comunitário de bocha em Venda Nova do Imigrante

Jogos Escolares do Espírito Santo finalizam fase regional das modalidades coletivas

Espírito Santo fecha maio com menor quantidade de homicídios desde 1996

De forma voluntária, médico realiza atendimentos nas trilhas do Polenta Off Road em Venda Nova

Venda Nova vive fim de semana histórico com 9º Polenta Off Road