No ano em que o Enduro Nacional da Polenta teve o maior número de estados participantes, o Espírito Santo foi o grande vencedor. Nas seis categorias da prova, os capixabas levaram 22 dos 30 troféus que estavam em disputa, que aconteceu no último fim de semana (22 e 23), em Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo e Domingos Martins.
O vendanovense Oriel Casagrande Neto foi o campeão da Master, a principal categoria da competição, superando os favoritos Guilherme Cascaes (SC) Sandro Hoffmann (ES) e Dario Julio Lopes (MG). “Para mim, é um sonho realizado e algo que eu esperava desde 2007”, afirmou Oriel, conhecido em Venda Nova como Netinho. A vitória teve um gosto ainda mais especial, porque ele estava há dois anos sem pilotar, devido a um acidente de moto que sofreu. “Me esforcei bastante, treinei muito e consegui.”
Também na Master, os capixabas Sandro Hoffmann, Jomar Grecco e Carlos Alberto Minet subiram ao pódio, ocupando o segundo, terceiro e quinto lugares, respectivamente. O mineiro Dario Julio Lopes ficou na quarta posição. O Espírito Santo reinou absoluto na categoria Estreante, que teve capixabas nas cinco primeiras colocações. Na Sênior, foram três vencedores (segundo, terceiro e quinto), na Over, dois (segundo e quarto), na Júnior, quatro (primeiro, segundo, quarto e quinto) e na Novato, três (terceiro, quarto e quinto). Ao todo, 132 pilotos de dez estados participaram da 22ª edição do evento. Alguns, como Ceará e Maranhão foram representados na prova pela primeira vez.
Homenagens
Além dos troféus para os primeiros colocados, também foi entregue o “Espírito Trail”, a Luiz Alberto Croce, por ter ficado 15 minutos parado para ajudar um companheiro, e duas homenagens especiais a Tarcísio Caliman e Aníbal Christ, pela dedicação à realização da prova.
Imprevisto
A chuva que caiu em Venda Nova desde a noite de sexta-feira (21) fez com alguns trechos de trilhas dentro do município fossem retirados da planilha da prova. Segundo o Trail Clube Mata Atlântica (TCMA), organizador do enduro, nos outros municípios o roteiro permaneceu sem alterações. Na tarde de domingo (23), a chuva veio com muita força e atrasou a entrega dos troféus.
Vencedores de cada categoria
Master
Oriel Casagrande Neto – Venda Nova do Imigrante – ES
Sandro Hoffmann – Venda Nova do Imigrante – ES
Jomar Grecco – Domingos Martins – ES
Dario Julio Lopes – Lavras – MG
Carlos Alberto Minet – Venda Nova do Imigrante – ES
Sênior
Marcio Luis Dalla Lana Filho – Luzerna – SP
Breno Pavesi Felner – Linhares – ES
Cleocelio Basilio Buback – Alfredo Chaves – ES
Emerson Vicente – São Ludgero – SC
Felipe Rogerio Carlete – Cachoeiro de Itapemirim – ES
Over
José Alexandre Tommaso – Volta Redonda – RJ
Aloisio Trivilim Sfalsim – Aracruz – ES
Wilmar Possamai – Blumenau – SC
Wagner Ricardo Rodrigues – Timoteo – MG
Eduardo Miota Corona – Suzano – SP
Júnior
Luiz Pedro Kleim – Domingos Martins – ES
Vanderlei Parteli Bolsoni – São Gabriel da Palha – ES
Rafael Almeida Roscia – Campos do Jordão – SP
Felipe Fernandes de Deus – Linhares – ES
Herculano de Aguiar Dias – Cachoeiro de Itapemirim – ES
Novato
Emerson Rodrigues Tiago – Poá – SP
Gil Martinelli Milbratz – Nanuque – MG
Lidiney Gottardo Pietralonga – Alfredo Chaves – ES
Kássio Aguiar – Vila Velha – ES
Otavio Fiorotti – Domingos Martins – ES
Estreante
Tiago Coutinho Casagrande – Viana – ES
Luiz Carlos Chinelão – Cariacica – ES
Roberto Minete – Venda Nova do Imigrante – ES
Fabiano Messias – Cariacica – ES
Jean Bertuani Capaz – Cariacica – ES
* Mais imagens do 22º Enduro Nacional da Polenta na Galeria de Fotos do site!