* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
O bloco Unidos da Bicuíba vai brilhar ainda mais neste ano. Se antes nem se falava em Carnaval em Venda Nova, o que os moradores do bairro, às margens da BR-262, prometem fazer nesta sexta-feira (12) é digno de um desfile de escola de samba. Afinal, pelo menos 150 fantasias reaproveitadas do Sambão do Povo, em Vitória, vão estar à disposição dos foliões para o desfile, previsto para as 19h.
As fantasias foram trazidas em dois carros cedidos pela Prefeitura e estão expostas em um galpão e na garagem da professora Maria Moreira, uma das idealizadoras do bloco que este ano tem até estandarte. E um porta-estandarte honroso: Nilo Bragatto, 84 anos, sempre cheio de disposição para as festas populares da comunidade de Bicuíba e outras do Distrito de São João de Viçosa.
A partir das 17h, os moradores vão poder pegar a sua fantasia e cair na folia. O bloco sairá do antigo Bar do Bragatto, pela avenida principal do bairro, em direção à Vila Francisco, em frente ao Posto Venturim. Os organizadores pedem apenas R$ 1,00 de cada folião para ajudar no lanche dos músicos da banda marcial Metal Show, que vai animar com marchinhas carnavalescas.
O bloco Unidos da Bicuíba foi criado há sete anos. No ano passado, também na sexta-feira de Carnaval, o bloco arrastou 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O desfile conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Tradicionais moradores do bairro e fãs de Carnaval, as famílias Bragatto e Delarmelina não querem deixar a festa acabar. Tem muita gente querendo participar, e o povo está muito animado. O desfile promete ser bem mais movimentado este ano, diz Dora Bragatto.
Para o motorista Mateus Bragatto, irmão de Dora, as pessoas devem vir com o espírito e a alegria do Carnaval para se divertir. Quem vai fazer o Carnaval da Bicuíba são as pessoas que vêm participar, e não nós da organização.
O balconista Geraldo Delarmelina aposta no crescimento do bloco. Começou como uma simples brincadeira de carnaval de rua. Quem sabe esse propósito não seja mais sério e a gente parar no Sambão do Povo e, por que não, na Marquês de Sapucaí?, vislumbra Geraldo.
Bloco da pré-escola
Cerca de 65 crianças da Creche Vovó Elvira, de São João de Viçosa, e frequentadores do projeto Semear também caíram na folia. Na manhã desta sexta-feira (12), a garotada saiu fantasiada até o posto de saúde.