No fim de janeiro de 2018, a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera teve uma grande mudança e permitiu a formação de um novo evento da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. Com a atuação da ZCAS, a primeira semana de fevereiro foi marcada por chuva frequente e volumosa sobre o Espírito Santo, centro, norte e leste de Minas Gerais e sobre maioria das áreas do Centro-Oeste. A chuva caiu forte também em áreas do Pará, do Tocantins e da Bahia.
Outra grande mudança na circulação dos ventos sobre a América do Sul ocorre durante esta segunda semana de fevereiro e a concentração das áreas de chuva sobre o Brasil vai mudar novamente. As condições para chuva aumentam no centro-sul e diminuem na porção norte do Sudeste, sobre parte do Centro-Oeste e do Nordeste.
Esta mudança de posição da concentração das áreas de chuva está associada com a intensificação da ASAS – Alta Subtropical do Atlântico Sul – sobre o Brasil. A ASAS vai causar forte redução da nebulosidade e da chuva especialmente sobre o Espírito Santo, o norte e leste de Minas Gerais e sobre a Bahia. A mudança no padrão da chuva pode ser observada nos mapas abaixo.
Estimativa de chuva para o BR de 6 a 10 de fevereiro de 2018,
sem influência da ASAS
Estimativa de chuva para o BR de 6 a 10 de fevereiro de 2018,
com influência da ASAS
A Alta Subtropical do Atlântico Sul começa a aumentar sua influência sobre o Brasil no começo do Carnaval 2018.
Fonte: Climatempo