Nessa terça-feira (15), policiais civis da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizaram uma operação de fiscalização de estabelecimentos comerciais. Na ação foram apreendidos 138 quilos de carnes, 125 quilos de queijo e 25 litros de mel.
De acordo com o titular da Decon, delegado Wanderson Prezotti, os policiais fiscalizaram uma cafeteria localizada no bairro Santa Isabel, em Domingos Martins. “Neste estabelecimento, 70% dos produtos não tinham procedência, e os outros 30% estavam com o registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de outro município”, contou Prezotti.
O delegado ressaltou que o registro no Serviço de Inspeção oficial é obrigatório para os produtos de origem animal, podendo ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). “A inspeção oficial exige a adoção o selo de inspeção do Idaf que informa sobre a origem do produto bem como suas normas de higiene, armazenamento e fabricação essenciais para a qualidade do produto a ser consumido”, explicou o delegado.
Conforme ainda o titular da Decon, o Idaf lavrou um ato de infração e o crime contra as relações de consumo será apurado. Ele informou, também, que todos os produtos apreendidos foram encaminhados para o descarte.