Geral

Cartório centenário coleciona óbitos de causas curiosas

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

Com 5.206 óbitos registrados a partir de 1890, o Cartório de Notas e Registro Civil de Pessoas Naturais de Conceição do Castelo, Região Serrana do Estado, coleciona curiosas causas de mortes. Entre as mais exóticas, estão a de pessoas que morreram de câimbra, congestão e até de diarreia.

 

Os óbitos são dos primeiros moradores do município, incluindo o de índios puris, primeiros habitantes, e dos colonizadores portugueses e italianos, que vieram depois.

 

A registradora civil e notária Noemea Zandonade Feitoza conta que até a década de 50, a sede do município e também o então distrito de Venda Nova, não contavam com hospitais, por isso os laudos eram muitas vezes feitos por farmacêuticos. No balcão do cartório, era comum ainda o próprio declarante, geralmente um leigo membro da família, apontar a “causa mortis”.

 

Dessa forma, aparecem nos livros mortes decorrentes de “suicídio na forca”, “lombriga”, “mordedura de cobra”, com descrições bastante científicas para doenças comuns nos primeiros anos do cartório e outras de nomes mais simples atualmente.

 

“Quando os moradores vêm procurar informações sobre a família para tirar segunda via de documento, acabamos descobrindo mortes curiosas durante a pesquisa. A equipe se diverte com as histórias”, diz Noemea.

 

Nos recém-nascidos, descritos como “inocentes”, em vez de criança, era comum a “febre escarlatina”. Há registros curiosos como o do bebê que morreu em 1910 com o “Mal dos Sete Dias”, nome que se dava ao tétano iniciado no cordão umbilical, e de outro que teve “morte por dentição”.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho