FMZ A Rádio
da Família

Casa da Cultura abre biblioteca de língua italiana

A Amena- Casa da Cultura de Venda Nova quer gerar novo movimento na sua sede com a abertura da biblioteca em língua italiana. O espaço começa a funcionar a partir desta terça (6).

O objetivo principal é atender os estudantes de língua italiana da rede pública, assim como os do curso mantido pela Alcies e Afepol e do mestrado em língua italiana, recém-iniciado pela Ufes e Universidade de Turim (Itália), em Castelo. A proposta também é estimular o estudo da língua e da cultura italiana, independente do caráter científico da consulta.

São 110 livros, 450 revistas, além de fitas VHS e CDs vindos da Itália para o Circolo Trentino local, cujo atendimento é nas dependências da Casa da Cultura. A maioria das publicações aborda aspectos geográficos e culturais da Região de Trento, Norte da Itália, de onde vieram algumas famílias colonizadoras de Venda Nova. Também há dicionários e literatura infantil.

Há tempos este material estava guardado em caixas, sem utilização. Com o apoio voluntário da bibliotecária Sandra Kuster, as publicações foram organizadas por tema e disponibilizadas numa estante na sala de reuniões da Casa, no segundo pavimento.

“Este material chega da Itália desde a época em que o falecido Máximo Feitosa era o presidente. O espaço é pequeno na Casa da Cultura e junto com a diretoria da entidade decidimos disponibilizar inicialmente para consulta no próprio local”, diz Marco Grillo, presidente do Circolo Trentino de Venda Nova.

A biblioteca funciona de segunda à sexta, das 8 às 11h e das 13h às 17h, na Rua Elizabeth Perim, 123, bairro São Pedro. Interessados em fazer doações de livros, revistas ou CDs podem entrar em contato com Roger pelo telefone (28) 3546-1425.

* Por Leandro Fidelis

*Publicada em 06/03/2007

Confira mais Notícias

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades

Venda Nova

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Cultura

Prefeitura de Venda Nova reabre editais da Lei Paulo Gustavo

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Venda Nova

37ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (26) em Alto Caxixe

Festa do Socol, em Venda Nova do Imigrante, já está com data marcada

Cultura

Tradição do Panevin será celebrada em Venda Nova do Imigrante