A chegada da 26ª edição da Sommerfest já anima todo o município de Domingos Martins a celebrar as tradições e costumes germânicos, herdados dos primeiros colonos. É com esse clima que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abre na Casa da Cultura uma exposição de objetos da imigração alemã.
Máquina de escrever é um dos itens em exposição – Foto: Divulgação/PMDM |
No local, estão expostas várias peças que pertencem à família há várias gerações. O público poderá conferir objetos utilizados pelos imigrantes alemães como: um ferro à brasa; um estribo dourado; um engenho de mel; uma gamela, que tem um formato de vasilha, um debulhador de milho, entre outros.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn, conta que esse tipo de exposição é um grande exemplo de integração e participação da comunidade. “Esse evento faz parte da estratégia da Sectur que visa à inclusão da comunidade em atividades, além de ser um atrativo para os turistas que visitam a cidade e para os moradores durante a Sommerfest”, ressalta o secretario.
Os itens que compõem a mostra pertencem à família Bullerjahn, tradicional da localidade de Chapéu, distrito da Sede. A exposição ficará montada na Casa da Cultura até o dia 1º fevereiro. O local funciona de terça a domingo, das 8 às 17 horas.
Serviço:
Exposição de Objetos da Imigração Alemã
Local: Casa da Cultura
Data: até 1º de Fevereiro
Funcionamento: Terça a Domingo, das 8 às 17 horas
Entrada gratuita