Casa Lar de Domingos Martins é instalada

Na última quinta-feira (12), começou a funcionar a Casa Lar “Pecinhas para Unir” de Domingos Martins. A unidade acolherá crianças e adolescentes com idades entre zero e 17 anos incompletos em situação de vítima encaminhadas pelo Ministério Público e Conselho Tutelar, este último em caso de emergência.

O local tem capacidade para receber até oito crianças e adolescentes e dois bebês, que serão acompanhadas diariamente por educadores sociais, receberão todos os serviços necessários e seguirão uma rotina normal de atividades. O objetivo é reproduzir um ambiente familiar.

A casa, alugada pela Prefeitura na sede do município, possui três quartos, dois banheiros, cozinha, copa, sala, área de serviços e despensa. O recurso para equipamento do local foi destinado pelo Fundo Municipal da Infância e do Adolescente (FIA), que recebe valores de multas aplicadas pelo Ministério Público.

Para o promotor de justiça da Comarca de Domingos Martins, Evaldo Teixeira, a instalação da casa lar garante a permanência e desenvolvimento dessas crianças e adolescentes perto do convívio familiar e no lugar de origem. “Esta casa não é para internação de adolescentes infratores e sim para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vítima em seu ambiente familiar. Em Domingos Martins há algumas crianças nessas situações, mas que até hoje eram encaminhadas para outros municípios. Hoje temos sete crianças em casas lares de outros municípios e outras que precisam ser encaminhadas para esse tipo de unidade.”

“Há pouco mais de um ano iniciamos a construção do projeto da casa lar para o município com a assistência do Ministério Público e o apoio de conselhos e secretarias municipais. Este é o primeiro serviço de assistência social de alta complexidade oferecido no município”, destaca a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabíola Gegenheimer Pereira.

A Casa Lar “Pecinhas para Unir” também está à disposição para receber voluntários para desenvolvimento de atividades artesanais e recreativas, dentre outras. Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Também está em andamento a campanha para arrecadar roupas e brinquedos para as crianças e adolescentes acolhidos.

Confira mais Notícias

Saúde

Secretaria de Saúde de Venda Nova inicia fumacê para combater Dengue e Oropouche

Uma a cada três crianças tem perfil aberto em redes, alerta pesquisa

Estradas rurais começam a receber serviços de recuperação em Alfredo Chaves

Famílias afetadas pelas chuvas em Venda Nova recebem assistência e doações

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante