* Leandro Fidelis
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Praticidade e quantidade satisfatória. Esses são os atributos da embalagem de molhos criada por um casal de Venda Nova do Imigrante, na serra capixaba, para tornar a hora do lanche mais saborosa. A marca “Condita” virou sinônimo de maionese, catchup e mostarda de qualidade associada à inovação.
A criação de Cláudio Targa e Alzira Delazare dispensa o uso de objetos cortantes para sua abertura e, de quebra, ainda fica de pé sobre a mesa, sem entornar uma gota. A embalagem é de 40 gramas, uma quantidade cinco vezes maior do que os sachês convencionais. A quantidade extra do molho se mostrou mais vantajosa para estabelecimentos que comercializam lanches rápidos.
Fotos: Leandro Fidelis |
Segundo o casal de empreendedores, a ideia da embalagem surgiu quando atuou com restaurante e lanchonete durante 15 anos em sociedade com outro empresário da cidade. Em pouco tempo no mercado, a “Condita” ganhou a preferência do consumidor. “Gosto muito da maionese, porque parece ser caseira, tem um tempero ótimo”, atesta a recepcionista Priscila Mascarelo.
No tempo do antigo empreendimento, Cláudio percebeu a dificuldade de muitos clientes para abrir o sachê do molho e a pouca quantidade disponibilizada em cada um. A constatação da necessidade dos consumidores fez com que ele pensasse em criar um produto inovador e abrir o próprio negócio.
O primeiro passo foi procurar a agência local do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae/ES em 2012. No local, o empreendedor solicitou a elaboração de um plano de negócios, com auxílio de consultoria, para indicar se sua ideia era viável, o que foi confirmado diante da novidade.
“Sempre dá um pouco de medo iniciar um negócio, ainda mais quando o produto é novo no mercado. Nossa preocupação desde o começo era agradar o cliente final”, diz o empreendedor.
Cláudio Targa e Alzira Delazare estão firmando parcerias para aumentar a participação do produto no mercado. |
Passada a etapa do plano, Cláudio contratou a Sebraetec para promover adequações na sede da empresa, no distrito de São João de Viçosa. O Sebraetec é um conjunto de serviços especializados e customizados para implementar soluções em sete áreas de inovação. Os consultores realizam trabalhos nas próprias empresas.
Para começar a operar, o espaço precisou de máquinas e equipamentos e acompanhamento das primeiras produções. As receitas, assim como a embalagem, foram desenvolvidas com o suporte de um engenheiro de alimentos.
Degustações divulgam o produto
De acordo com Cláudio Targa, a “Condita” está em fase de consolidação. Parcerias estão sendo firmadas juntamente a lojas que comercializam pizzas pré-assadas e por meio de ações promocionais na cidade e demais municípios.
Kits com os três sabores também podem ser encontrados no mercado varejista. |
Alzira é a responsável por promover degustações em supermercados. Segundo ela, o consumidor aprovou os molhos por terem um sabor mais caseiro, com menos acidez. “Levo a torradinha para acompanhar e as pessoas estão gostando. A maioria já conhece o produto antes mesmo de degustá-lo.”
Para a analista de atendimento do Sebrae/ES, Silvia Anchieta, o comportamento do empresário fez a diferença. “Cláudio é um exemplo de como um empreendedor age diante de uma oportunidade. O que para muitos pode não chamar a atenção, para ele pareceu instigante. Havia algo a mais esperando para ser descoberto.”
A vontade de realizar de Cláudio não para por aí. O próximo projeto é lançar uma embalagem menor, com 15 gramas, voltada para o consumo de salgados. “Penso em um molho de sabor único só para esse segmento”, anuncia.