Casal vai celebrar 70 anos de união em Venda Nova

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

Numa época em que muitos casamentos não passam das bodas de papel, um casal de Venda Nova vai reviver as emoções de 70 anos atrás, quando subiram ao altar. No próximo dia 30, Affonso Avanci, 93, e Maria Luiza Casagrande, 92, celebram Bodas de Vinho. Afinal, nada melhor do que uma bebida nobre, apreciada, e que fica mais saborosa com o tempo para marcar sete décadas sob o mesmo teto.

O casal vai reunir os sete filhos, 30 netos e 22 bisnetos em uma missa de ação de graças, na capela de São Roque, seguida de um almoço no ginásio da comunidade, na zona rural do município.

Os descendentes se orgulham de ter no convívio duas pessoas tão cheias de vida e histórias. Uma delas remonta ao próprio casamento, em 30 de novembro de 1939, na Fazenda do Centro, quando uma caminhonete da família Perim levou noivos e convidados de Monte Alverne até a igreja.

Vai ser do mesmo jeito que Dona Maria Luiza e Seu Affonso vão chegar à capela de São Roque no dia das bodas. “Foi o primeiro casamento com um carro levando os noivos aqui na região. Disso eu não me esqueço”, lembra ela, que ainda hoje cuida das plantações com o marido e frequenta as atividades do projeto da terceira idade “Conviver”, da Prefeitura de Venda Nova.

Curiosamente, Dona Maria Luiza é cunhada do falecido senador Nelson Carneiro, que promulgou a Lei do Divórcio no Brasil em 1977. Ele era casado com a irmã dela, Carmem Casagrande, que morreu em 30 de setembro passado.

Na longevidade do casamento e de cada um, o segredo é uma vida longe de vícios e regada à muita disciplina nos horários para comer e dormir. Filhos de imigrantes italianos, foram criados no meio agrícola, onde vivem até hoje. “Nunca brigamos”, orgulha-se Seu Affonso.

A nora Penha Vinco, 47, sonha em chegar aos 70 anos de casada. “Completo 29 em breve. Acho que com amor e companheirismo chego lá.”

Outro casal que celebrou Bodas de Vinho em Venda Nova é Eliseu Caliman, 94, e Maria Sossai, 92, de Lavrinhas, o casal mais idoso do município. A comemoração foi em fevereiro passado. No próximo dia 28, os moradores já completam 71 anos de vida conjugal.

Confira mais Notícias

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo