Casos de leptospirose tendem a aumentar com chegada do período de chuvas

O final do ano, com a chegada das chuvas de verão, é o período mais propício para o aumento de casos de leptospirose, uma doença transmitida pelo contato com água suja em locais alagados. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reitera os cuidados a serem adotados, especialmente nesta época, para evitar a proliferação desta enfermidade, que acometeu 220 capixabas somente em 2010, causando 06 óbitos.

Quem vive em áreas onde o acesso ao saneamento básico é baixo e que constantemente ficam alagas deve ter o cuidado redobrado, como sempre proteger o pé (com calçados ou até mesmo plástico), evitar contato com roedores (os principais transmissores); lavar bem os alimentos; ter cuidado com a água ingerida e evitar acúmulo de entulhos em terrenos baldios.

A doença pode demorar até 30 dias para se manifestar, por isso a orientação da Sesa é que caso a pessoa tenha contato com água de enchente, observe os sintomas e procure um serviço de saúde caso passe a apresentar febre, dor de cabeça e no corpo (principalmente nas panturrilhas), enjoo, vômito, desânimo, pele amarelada (casos graves). Geralmente os sintomas surgem entre o sétimo e o décimo quarto dia.

A doença

A leptospirose é transmitida por meio do contato com a urina de animais, não só de rato, mas também de cachorro, cavalo, capivara, cabra, boi e porco. A contaminação pode ocorrer em qualquer época do ano, mas as chances de contágio são maiores quando há inundações, enxurradas e lama. Se houver algum ferimento ou arranhão, a bactéria, conhecida como Leptospira, penetra com mais facilidade no organismo humano.

O micro-organismo pode sobreviver semanas ou meses nesses meios, dependendo das condições do ambiente, como temperatura e umidade. Entretanto, elas são sensíveis aos desinfetantes comuns. Caso algum estabelecimento – residencial ou comercial – tenha sido invadido por água de chuva, recomenda-se fazer a desinfecção do ambiente com hipoclorito de sódio, presente na água sanitária. A luz solar também ajuda a matar a bactéria.

O tratamento desta zoonose (doença transmitida por animais) pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde dos municípios e deve ser iniciado até o quinto dia após a apresentação dos primeiros sintomas. É importante contar ao médico se o paciente entrou em contato com animais, água, lama e inundações. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar a enfermidade.

Casos

2007: 141/ 05 óbitos

2008: 136/ 07 óbitos

2009: 227/ 06 óbitos

2010 (até outubro): 220/04 óbitos

Como se prevenir:

Controlar a população de ratos é a principal forma de evitar o risco de leptospirose. Para isso, é preciso que o ambiente seja mantido limpo:

– O lixo doméstico deve ser ensacado e posto fora de casa, no alto, pouco antes de o lixeiro passar;

– Devem ser fechados buracos entre telhas, paredes e rodapés;

– É importante manter limpos quintais, terrenos baldios, ruas e córregos, evitando entulhos e objetos inúteis;

– À noite, objetos de animais domésticos devem ser lavados e guardados. Os alimentos devem ser bem armazenados;

– Terrenos baldios devem ser limpos, murados e sem lixo;

– Mantenha a caixa d’água limpa e bem tampada, evitando a invasão de ratos.

– Não entre em ambientes de lama ou em locais de criação de animais sem proteção adequada, como luvas e bota.

Confira mais Notícias

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano

Teste rápido de dengue já está disponível nas unidades de saúde de Venda Nova

Prefeitura de Venda Nova inicia 2º ciclo de aplicação do fumacê

A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo

Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025

Cuidados com a saúde mental em tempos de popularização dos jogos on-line