* Redação FMZ
Como nas edições anteriores, o 9º Salão de Turismo e 4º Salão do Artesanato- Expotur 2013 premiou os casos/exemplos de sucesso do turismo no Espírito Santo na última sexta-feira (24), em Vitória. A seleção e a premiação marcaram os nove anos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau faturou dois prêmios.
Os casos/exemplos selecionados contaram sobre a implementação do Programa de Regionalização do Turismo, com base em suas diretrizes operacionais e em seus princípios fundamentais: sustentabilidade ambiental, econômica, sociocultural e institucional, participação, integração e descentralização.
O Espírito Santo trabalha a Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em seus 78 municípios, que estão distribuídos em dez regiões turísticas que participam ativamente da feira. O Expotur é uma réplica do Salão Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e está dividido em vários módulos.
A Secretaria de Estado do Turismo reconheceu também o trabalho realizado pelas Regiões Turísticas do Espírito, com o Prêmio Região Top. O destaque ficou por conta do Voto Popular, onde o público elege a Região que melhor se apresentou na Expotur. A Região Doce Terra Morena, que envolve os municípios de Pinheiros, Montanha, Pedro Canário, Alto Rio Novo e Mucurici, levou o prêmio pelo terceiro ano consecutivo.
Os vencedores, seguindo os critérios avaliados, foram apresentados no último dia do evento. São eles: Criatividade na montagem dos estandes – Região da Costa e da Imigração; Atendimento ao público – Região dos Imigrantes; Variedade de produtos artesanais – Região Metropolitana; Variedade de produtos da agricultura familiar – Região dos Imigrantes; Ações de promoção do destino – Região das Montanhas Capixabas.
Público supera expectativas
Com um total de 37.669 visitantes nos três dias, o Expotur 2013 superou a expectativa de público, que era de 35 mil pessoas. O evento foi realizado nos últimos dias 24, 25 e 26 na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.
Quem visitou a feira se deliciou com uma verdadeira viagem pelo Espírito Santo, com estandes mostrando as belezas naturais, roteiros turísticos, produtos da agricultura familiar, artesanato, manifestações culturais e gastronomia a preços acessíveis – com pratos variando entre R$ 5,00 e R$ 15,00.
Confira os resultados por categoria:
Gestão turística de destino: 1ª colocação – município de Cariacica; 2ª colocação – ficaram empatados Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz; já na 3ª colocação também houve empate entre Anchieta e Mucurici.
Planejamento e gestão do turismo regional: 1ª colocação – Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; 2ª colocação – Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Território do Caparaó Capixaba.
Roteiro turístico: 1ª colocação – Projeto Visitar: roteiros “Vitória, de vila a cidade” e “de caramurus e peroás”; 2ª colocação: Balneário de Mucurici; 3ª colocação – Caminhos dos Tropeiros.
Site promocional de um destino, roteiro ou região turística: 1ª colocação – Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila); 2ª colocação – município de Alfredo Chaves; 3ª colocação – município de Afonso Cláudio.
Material promocional de um destino, roteiro ou região turística: 1ª colocação – município de Vitória; 2ª colocação – Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; 3ª colocação – município de Alfredo Chaves.