Castelo começa o recadastramento de eleitores

Começou nesta segunda-feira (16) o recadastramento para as eleições de 2010, com o sistema biométrico, em Castelo. Nos sul do estado, somente a cidade foi escolhida para iniciar a implantação do novo método. O primeiro dia foi de movimento no fórum.

“Quando fala de documento eu gosto de correr logo e fazer. Tenho certeza que agora vai ter mais segurança”, conta a aposentada Orelina Fim. Uma grande estrutura foi montada e o número de funcionários do cartório aumentou de cinco para 27.

O cadastro dura em média 20 minutos. A fotografia, a digital e os demais dados da pessoa vão para o sistema nacional. “O cadastro serve para se adequar ao sistema de biometria para as próximas eleições e também para atualizar e regularizar os dados cadastrais”, explica o chefe do Cartório Eleitoral de Castelo, Lucas La Rocca. Ainda de acordo com ele, o eleitor recebe outro título, com a mesma estrutura do antigo.

Os 28 mil eleitores de Castelo têm dois meses para fazer o recadastramento. O atendimento é das 12h00 às 19h00, de segunda-feira a sexta-feira. As pessoas devem levar um documento de identidade, o título de eleitor e um comprovante de residência.

Brasil

Em todo país, 43 municípios utilizarão o novo método nas próximas eleições. No Espírito Santo, somente dois municípios vão utilizar o sistema biométrico em 2010: Castelo e Viana. Todos os eleitores precisam se recadastrar obrigatoriamente. A expectativa é que em oito anos, todo o Brasil utilize o sistema.

Sistema Biométrico

A biometria é uma tecnologia que permite identificar a pessoa através de características biológicas únicas, como a impressão digital.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, esta forma é mais segura porque elimina a possibilidade de erro na identificação. Além disso, conclui a informatização do processo eleitoral.

Na hora da votar, o eleitor é identificado pela impressão digital e pela fotografia, impressas no documento manuseado pelo mesário. Este, não precisará mais habilitar a urna. O próprio eleitor vai liberá-la, com a impressão digital.

* Gazeta Online

Confira mais Notícias

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil