Geral

Castelo e Vargem Alta decretam situação de emergência por causa da seca

A seca continua no Espírito Santo e os municípios reagem para tentar evitar maiores prejuízos. Castelo e Vargem Alta decretaram situação de emergência na última sexta-feira (30). As medidas buscam amenizar os efeitos da estiagem. Levantamento feito por órgãos competentes apontam perdas em grande parte das lavouras de café, culturas alimentares e pecuária.

De acordo com dados das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, do Incaper, Idaf e outras entidades, as perdas nas lavouras castelenses são grandes. Os números indicam 30% de perda na fruticultura, 42% nas lavouras de café, 10% na pecuária, 60% na olericultura (cultivo de plantas e hortaliças) e 90% na produção dos demais alimentos. A estiagem já dura mais de 50 dias no município.

Dentre as ações tomadas no decreto, estão o corte de parte do orçamento destinado ao carnaval castelense e a realização de reuniões para conscientizar os moradores do município sobre a situação. Os encontros vão acontecer a partir desta semana na sede e nas comunidades do interior.

O decreto permite ao governo municipal tomar medidas para conter os danos causados pela seca. “A Prefeitura de Castelo, a partir deste momento, estará dando o apoio necessário aos produtores rurais para que possam minimizar os impactos da estiagem”, diz Eutemar Venturim, prefeito interino de Castelo.

A situação também é crítica em Vargem Alta, onde não chove há dois meses. De acordo com o prefeito, João Bosco Dias, os prejuízos na agricultura chegam a R$ 33 milhões. O município passa por problemas na captação de água. A estimativa é de que tenha havido 40% de queda no nível dos rios que abastecem a cidade.

Ainda segundo o prefeito, não falta água no município, mas medidas educativas estão sendo tomadas para evitar o desperdício. “Vamos começar uma campanha de conscientização para poupar água também nas secretarias da Prefeitura. No momento, estamos tomando medidas educativas. Se a situação piorar, vamos estudar medidas restritivas de consumo”, explica Dias.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho