Castelo já conhece as suas 7 Maravilhas

Durante a abertura da Feira Regional do Agroturismo, no último dia 3, em Castelo, foram divulgadas as sete maravilhas do município, resultado da votação que mobilizou os moradores. Foram 249.551 votos em pouco mais de um mês (04 de agosto a 20 de setembro) e teve até mobilização das comunidades para eleger a sua favorita ou a que se encontra em seu bairro. Eis as atrações turísticas campeãs:

Casarão Fazendo do Centro

Erguido em 1845 pelo major Antônio Machado Vieira da Cunha , como sede da fazenda, chegou a ter aproximadamente 600 escravos que produziam café, arroz e outros gêneros agrícolas. Ponto de encontro, local de festas e reuniões, no início do século XX, foi adquirido pela Ordem dos Agostinianos Recoletos, cujo mentor era o frei Manuel Simon.

Atualmente o Casarão da Fazenda do Centro, que faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1984, passa por reforma administrada pelo Instituto Frei Manoel Simon.

Cachoeira do Pedregulho “Furlan”

Situada a 21 km da sede do município, além da bela queda d`água, o local conta serviço de lanchonete, restaurante rural, área para camping e rapel. Localizada na propriedade da família Furlan, é muito conhecida pelos praticantes dos esportes de aventura, que sempre após suas atividades se confraternizam no local.

Festa de Corpus Christi

A maior manifestação de fé e religiosidade do povo de Castelo ganhou notoriedade nacional através da confecção artesanal de seus belos tapetes que cobrem as principais ruas do centro da cidade. O evento já atravessa a quarta década e atrai cerca de 60.000(sessenta mil) turistas para a cidade de Castelo.

Gruta do Limoeiro

Patrimônio Cultural estadual, situada a 15 km de Castelo, a gruta é o mais importante sitio arqueológico da pré-história do Espírito Santo, apresentando vestígios e fósseis de habitação humana que datam de 4,5 mil anos atrás. As visitas são acompanhadas por condutor turístico local.

Igreja Matriz

No centro da cidade, a monumental Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus. Seus belos vitrais chamam a atenção pela riqueza de detalhes.

Pico do Forno Grande

O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande com 2.039m. Local de especial riqueza biológica onde sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. Ali também vivem espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.

Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo

Localizado no Distrito do Aracuí, o santuário foi construído em homenagem à Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo. Contém imagens, textos sacros e inúmeras esculturas em granito instaladas a céu aberto. O número de visitantes gira em torno de três mil por mês, devido às missas celebradas todo dia 13 de cada mês, às 15 horas. Até o cantor Roberto Carlos, recorreu ao local em busca de cura para sua esposa Maria Rita, que enfrentava um câncer.

Confira mais Notícias

Turismo

Descubra o Circuito Turístico Caminho Pomerano em Santa Maria de Jetibá

Concurso de fotografia convida moradores a mostrar a beleza das Montanhas Capixabas

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES

Turismo capixaba cresce e se destaca pela criação de novos empregos

Visitação ao Bosque das Cerejeiras em Pedra Azul é cancelada

RuralturES 2022 terá espaço para exposições ampliado em 40%