Cidades

Castelo monta esquema de segurança para enfrentar enchentes

A Defesa Civil de Castelo montou um forte esquema para evitar novas tragédias em decorrência das chuvas, tal qual ocorreu há dois anos, quando a cidade foi arrasada com o aumento do nível do Rio Castelo, levando a prefeitura a decretar estado de calamidade.

O coordenador do órgão na cidade, Lúcio Cesconetti, explica que foram adquiridos três barcos, 30 coletes salva-vidas (22 para adultos e oito para crianças), lanternas, giroflex (a serem colocados em veículos comuns para aumentar a rapidez na hora de prestar o socorro às vítimas) e uma sirene móvel, que vai emitir sinal de alerta à população com até três horas de antecedência, em caso de enchentes.

“Temos pontos de monitoramento nas cabeceiras do Rio Castelo, em Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo, onde estão situados os pontos mais críticos, e no interior do município. Fizemos a capacitação de líderes comunitários e agentes de saúde, que ao primeiro sinal de uma chuva mais forte, passarão as informações para a central”.

Outra ação, realizada pela defesa civil, foi a distribuição de 10 mil panfletos com informações à população em como proceder antes, durante e depois de uma enchente. “Precisamos reforçar que a parceria com a população é muito importante. As pessoas podem entrar em contato com a defesa civil e prestar socorro na medida do possível”, destacou.

População deve ficar em alerta

Entre as orientações, o coordenador ressalta que a primeira medida é preservar a vida dos moradores. “As perdas materiais, embora dolorosas, podem ser recuperadas e o mais importante é ficar a salvo”, diz Lúcio.

Ele afirma que ao primeiro sinal, os moradores devem deixar as casas e procurar um lugar seguro, como a casa de parentes. A prefeitura também preparou cinco pontos pela cidade, para servirem de abrigo e os colocará à disposição da população, conforme a necessidade.

Os moradores também devem evitar entrar em contato com a lama e água da enchente, para não correr riscos de contrair doenças, como a leptospirose. E de maneira alguma tocar na rede elétrica. “Uma pessoa foi pegar um fio estando na água e acabou morrendo eletrocutada”, informou o coordenador.

Serviço:

Defesa Civil de Castelo: (28) 3542-8543 / (28) 8114-3577

Abrigos:

Castelão – ponto principal de referência em caso de enchentes

Igreja católica do bairro Garagem

Escola Madalena Pizza, no bairro Vila Isabel

Centro Unificado, no bairro Independência

Escola Nestor Gomes, no Centro

* Fonte: Gazeta Online

Confira mais Notícias

2º Piquenique Literário promete tarde de leitura e diversão neste domingo (18), em Venda Nova

Jovem tenta salvar amigo e os dois morrem afogados em Conceição do Castelo

Venda Nova e região têm 194 vagas de emprego disponíveis em 98 empresas

Venda Nova oferece cursos gratuitos de qualificação profissional; confira as oportunidades!

Venda Nova e região têm 254 vagas de emprego disponíveis em 130 empresas

Circolo Trentino instala floreiras em pontes de Venda Nova em comemoração aos 35 anos da associação

Eleitor não pode ser preso a partir desta terça (29); veja regras e exceções

Lista reúne mais de 260 vagas de emprego em Venda Nova e região

plugins premium WordPress