Castelo monta esquema de segurança para enfrentar enchentes

A Defesa Civil de Castelo montou um forte esquema para evitar novas tragédias em decorrência das chuvas, tal qual ocorreu há dois anos, quando a cidade foi arrasada com o aumento do nível do Rio Castelo, levando a prefeitura a decretar estado de calamidade.

O coordenador do órgão na cidade, Lúcio Cesconetti, explica que foram adquiridos três barcos, 30 coletes salva-vidas (22 para adultos e oito para crianças), lanternas, giroflex (a serem colocados em veículos comuns para aumentar a rapidez na hora de prestar o socorro às vítimas) e uma sirene móvel, que vai emitir sinal de alerta à população com até três horas de antecedência, em caso de enchentes.

“Temos pontos de monitoramento nas cabeceiras do Rio Castelo, em Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo, onde estão situados os pontos mais críticos, e no interior do município. Fizemos a capacitação de líderes comunitários e agentes de saúde, que ao primeiro sinal de uma chuva mais forte, passarão as informações para a central”.

Outra ação, realizada pela defesa civil, foi a distribuição de 10 mil panfletos com informações à população em como proceder antes, durante e depois de uma enchente. “Precisamos reforçar que a parceria com a população é muito importante. As pessoas podem entrar em contato com a defesa civil e prestar socorro na medida do possível”, destacou.

População deve ficar em alerta

Entre as orientações, o coordenador ressalta que a primeira medida é preservar a vida dos moradores. “As perdas materiais, embora dolorosas, podem ser recuperadas e o mais importante é ficar a salvo”, diz Lúcio.

Ele afirma que ao primeiro sinal, os moradores devem deixar as casas e procurar um lugar seguro, como a casa de parentes. A prefeitura também preparou cinco pontos pela cidade, para servirem de abrigo e os colocará à disposição da população, conforme a necessidade.

Os moradores também devem evitar entrar em contato com a lama e água da enchente, para não correr riscos de contrair doenças, como a leptospirose. E de maneira alguma tocar na rede elétrica. “Uma pessoa foi pegar um fio estando na água e acabou morrendo eletrocutada”, informou o coordenador.

Serviço:

Defesa Civil de Castelo: (28) 3542-8543 / (28) 8114-3577

Abrigos:

Castelão – ponto principal de referência em caso de enchentes

Igreja católica do bairro Garagem

Escola Madalena Pizza, no bairro Vila Isabel

Centro Unificado, no bairro Independência

Escola Nestor Gomes, no Centro

* Fonte: Gazeta Online

Confira mais Notícias

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados