Geral

Castelo pode racionar água por causa da seca

O município de Castelo estuda adotar, nos próximos dias, medidas rígidas contra o desperdício de água. O Comitê Municipal de Gestão Hídrica se reuniu na manhã desta sexta-feira (06) para discutir um decreto a fim de criar restrições quanto ao uso de água. Castelo já decretou situação de emergência nas localidades do interior.

Durante mais de uma hora de conversa entre membros do Comitê e o prefeito, o principal assunto discutido foi a necessidade de criar um decreto que restringiria o uso de água. O documento começa a ser preparado pela Prefeitura com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de economizar. A seca dos já causou R$ 50 milhões de prejuízos na agricultura local.

O próximo passo do Comitê será alertar a população sobre a possibilidade de faltar água na cidade para consumo humano e animal. O Comitê já prepara campanha para ser desenvolvida junto aos alunos em todas as escolas do município. Também serão inseridos avisos nos veículos de comunicação da cidade e promovidas reuniões de técnicos da área ambiental com líderes comunitários e representantes de igrejas e outras instituições.

O Comitê Municipal de Gestão Hídrica é composto por membros das secretarias municipais, vereadores e entidades, como Idaf e Incaper. O grupo se reúne semanalmente desde o mês de janeiro para propor medidas de combate aos prejuízos causados pela falta d’água. “[A situação] é muito preocupante porque, mesmo que volte a chover bastante agora, o que não é a previsão da meteorologia, há impactos principalmente no meio rural, onde lavouras inteiras foram perdidas", destaca Lúcio Cesconetti, Coordenador da Defesa Civil de Castelo e membro do Comitê.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho