A Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo foi reaberta na última quinta-feira (09), no prédio do antigo Banestes, na Praça Três Irmãos, nº 11, no centro da cidade. A sala que estava desativada desde o ano passado, voltou a funcionar em um espaço novo, de fácil acesso, agradável e amplo.
Não teve cerimônia oficial, a reabertura do espaço apenas contou com a visita do Prefeito Jair Ferraço, o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, os Extensionistas do INCAPER, Laélio Scolforo e Edimar Celin, o Presidente da PRONOVA de Venda Nova do Imigrante, Pedro Carnielli e os Cafeicultores de Castelo Arlindo Giore, da Comunidade de Campestre, e Fabrício Zuim, da Comunidade de Pontões.
A Sala de Degustação e Classificação do Café ainda deverá ser inaugurada oficialmente em breve, inclusive com a presença do Governador Renato Casagrande. A informação foi passada pelo Prefeito Jair Ferraço: “Pedi ao nosso Secretário Gilberto para agilizar a reabertura para que os produtores desse ‘ouro negro’ não ficassem desassistidos. Mas vamos fazer uma inauguração oficial em breve, para que toda a população possa saber da importância deste serviço para o município”, comentou o Prefeito.
Agora o cafeicultor de Castelo tem um espaço bem estruturado para ser atendido pelos três funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, que vão estar disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 17 horas, na Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo.
Além da degustação de amostras de café, das variedades conilon e arábica no local o produtor também pode obter informações atuais sobre o mercado de comercialização de café e orientações técnicas sobre a colheita e pós-colheita dos grãos. O setor também é responsável pelo Concurso de Qualidade do Café de Castelo, que premia os melhores cafés do município, através de classificação feita por degustadores da Secretaria Municipal de Agricultura e de municípios vizinhos, que provavelmente deve acontecer no mês de dezembro.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, a reabertura dessa Sala é muito importante para os cafeicultores: “O objetivo desse acompanhamento feito pelos funcionários da Sala de Classificação e Degustação do Café, é melhorar a qualidade do café do nosso município, através de técnicos qualificados em um espaço bem estruturado”.
Quem necessitar de maiores informações sobre os serviços oferecidos pela Sala de Degustação e Classificação do Café pode ligar para o telefone da Secretaria Municipal de Agricultura, no telefone: 3542-8533.