FMZ A Rádio
da Família

Castelo revitaliza acesso à Gruta do Limoeiro

A Prefeitura de Castelo, através da Secretaria de Turismo e o Sebrae/ES, inaugura hoje (13) as obras de sinalização e revitalização do acesso à Gruta do Limoeiro, na comunidade do Limoeiro, às 17 horas.

Situada a 15 km da sede do município, a gruta possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.

A Gruta do Limoeiro foi tombada em 1984 como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, através da Resolução 01/84. Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Ufes e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a gruta foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

Apesar das muitas lendas que cercam o local, o espanhol José Lacerda organizou uma caravana científica destinada a descobrir os mistérios da gruta no ano de 1904. Ao chegar às proximidades, num monte com elevação entre 70 e 80m de altura, encontrou passagens formadas por blocos de granito- em forma de ossos- ligados por escumalhos formando colunas que constituíam áreas de pedras em furnas e viadutos.

Pelas formas, José Lacerda concluiu que o local recebera um vulcão extinto, também pelos corpos esponjosos existentes, que indicavam a presença de lavras petrificadas.

* Fonte: Site Prefeitura de Castelo

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´