É em ritmo acelerado que os jogadores do Castelo treinam para a estreia do time na primeira divisão do Capixabão 2014. Com treinos diários de cerca de duas horas em campo, e três vezes por semana na academia, os 24 jogadores aguardam ansiosos pelo primeiro jogo do Campeonato Capixaba de Futebol, que será no próximo domingo (26) contra a equipe de Linhares, em Rio Bananal, no Norte do Estado.
A equipe garante que está entrosada. Os jogadores disputaram quatro amistosos. O primeiro, contra a equipe do Tombense, no dia 28 de dezembro, arrecadou alimentos e produtos de limpeza para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no fim de 2013. O jogo, realizado no Estádio Emílio Nemer, garantiu a vitória de 1 a 0 para a equipe do Tombense.
No segundo jogo, realizado no último dia 04, o placar mudou e a equipe de Castelo venceu por 3 a 0 a equipe do Americano, numa partida realizada em Campos (RJ). A terceira partida, em Tombos (MG), realizada na última quarta-feira (15), terminou com resultado de 1 a 0 para o Tombense e no sábado, Castelo enfrentou no quarto amistoso a equipe do Esporte, de Domingos Martins no Estádio Emílio Nemer, com jogo terminando em 0 a 0.
O plantel que vai já viajar no próximo fim de semana para defender o Castelo é composto por: Wendel, Leonardo, Mailson, Luan, Jeferson, Alan, João Paulo, Paulinho, Taynan, Caleu, Luan Gava, Vinícius, Márcio Leandro, Mário, Rosales, Leandro, Índio, Mexicano, João Victor, Madson, Marcelo, Rian, José Augusto e Renan, que contam com o apoio do Técnico Paulo Marcos, do preparador físico Elias, do massagista Lúcio e do treinador de goleiros, Marcelo.
“Nossos jogadores têm em média 23 anos de idade. Estão muito bem dispostos, treinando todos os dias em campo e também na academia. Os amistosos que promovemos tiveram o objetivo de desenvolver ainda mais o potencial dos atletas. Temos tudo para ganhar o título do Capixabão 2014”, disse Jorge Santos, o “Du Bagre”, vice-presidente do Castelo.
A estreia do Castelo no Capixabão estava prevista para o último dia 18, quando enfrentaria em casa a equipe de Aracruz. Porém, no dia 07, a equipe de Aracruz anunciou a desistência do Campeonato, devido a problemas financeiros, e ficará suspensa de competições oficiais por um ano.
Douglas Zanellato Melo, diretor da torcida Jovem Castelense, falou sobre a expectativa dos jogos: “Estamos torcendo e acreditando que a equipe vai atuar bem, para voltar com chave de ouro à primeira divisão e sagrar-se campeã já este ano”, disse o Diretor.
O Castelo Futebol Clube foi fundado em 1939. Disputou a primeira divisão do Campeonato Capixaba até 1995 quando foi rebaixado e ficou cinco anos inativo. Em 2001 o Castelo voltou a jogar pela segunda divisão, onde permaneceu até 2002. De 2003 a 2010 jogou apenas em categorias de base. De 2011 até 2013 voltou a disputar a série B, conseguindo acesso para a primeira divisão.