Nesta sexta-feira (03), com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assina ordem de serviço para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no município de Castelo, na Região Sul do Estado, no valor de R$ 395 mil.
O novo serviço vai permitir o acesso ao tratamento de 165 usuários toxicômanos, alcoolista e pessoas com sofrimentos psíquicos graves em uma área construída de 363,03 metros quadrados. A previsão é que a unidade comece a funcionar a partir de 2010.
João Bley
Também nesta sexta-feira (3) o Governo do Estado autoriza o início das obras de reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio João Bley, em Castelo. A solenidade acontece, a partir das 14 horas, na área da própria unidade de ensino. O governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, estarão presentes.
As obras fazem parte do Programa Nova Escola e vão beneficiar as famílias das comunidades da região, com programas pedagógicos e extracurriculares, como o Esporte na Escola e reforço escolar, além do Escola Aberta, que oferece, nos finais de semana, oficinas de arte, Informática, e muito esporte.
A reforma e a ampliação contemplarão dois laboratórios de Informática, um Laboratório de Física e Matemática e um de Biologia e Química, além de 21 salas de aula, a biblioteca, sala de artes e de multiuso, ginásio, quadra de bocha e miniquadras.
A escola possui capacidade para atender 2.520 alunos, divididos em três turnos. O investimento é de R$ 5,5 milhões.
Prioridade
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, declara que a reforma e a ampliação da escola é mais um exemplo incontestável de que o Governo do Estado tem a educação como uma prioridade absoluta. Para o secretário, até o final desta administração o Governo terá entrado para a história do Espírito Santo como o que mais investiu em educação.
O mais importante é que não estamos apenas investindo na parte física das unidades de ensino, mas também na formação dos professores, em melhores salários, na tecnologia de ponta nas salas de aula, na alimentação escolar, e na melhoria da aprendizagem, enfatiza Haroldo Corrêa.
Natural de Castelo, o secretário de Educação afirma que este vai ser um momento muito especial para ele. Não dá para ser diferente. Vivi minha infância em Castelo e é sempre emocionante quando a gente volta à terra natal para contribuir com algum benefício. E quanto este benefício está ligado à educação, o sentimento é ainda mais forte, revela.