Uma celebração de ação de graças e o desfile de eleição da Rainha do Tomate abrem hoje a 23ª Festa do Tomate, no Alto Caxixe, distrito de Venda Nova. A noite ainda reserva um forró no ginásio de esportes da comunidade e aguarda milhares de pessoas para o show com o Bonde do Forró amanhã e para o sorteio de uma Hilux domingo.
A festa, que abre o calendário de eventos, acontece numa situação atípica devido à posse recente do novo prefeito, que foi generoso ao deslocar R$ 100 mil do Orçamento para a sua realização. De acordo com Renilvo Uliana, da comissão organizadora, 30% dos recursos serão para o Motocross de domingo e o restante para cobrir despesas com os shows e som.
Devido à ausência de um lugar coberto com capacidade suficiente, o show com o Bonde do Forró será no campo de futebol, que terá as laterais cobertas com tapume. Renilvo destaca o crescimento do evento apesar do pouco envolvimento da comunidade. Trabalhamos numa equipe pequena e precisamos que os voluntários se envolvam em todo o processo da festa, principalmente na organização direta, disse ao citar uma meia dúzia de fieis companheiros. Ele entrou para ficar a frente da comissão por dois anos, mas está há dez.
Voluntariado
É justamente nesta tecla que a nova administração quer bater: aumentar o envolvimento de voluntário na organização e promoção dos eventos de interesse das comunidades. Este recado foi passado pelo atual secretário de Turismo, Tarcísio Caliman, e confirmado pelo de Agricultura, Sávio Filete.
Como a Agricultura conduzia a parceria da Prefeitura com a comunidade para a realização da Festa do Tomate, assim a atual administração manteve. Filete explica que a intenção é esperar o evento passar para avaliar o papel das secretarias de Turismo e Agricultura, e qual a contrapartida da comunidade. Vamos contar com a experiência de Tarcísio para conduzir este trabalho de fortalecimento do voluntariado, disse ao citar a Festa da Polenta como um exemplo a ser seguido.
Mesmo com estas dificuldades, a Festa do Tomate vem mostrando crescimento. Várias melhorias foram feitas em sua estrutura- que também serve à comunidade em outros eventos. A cozinha e o bar do ginásio de esportes passam por ampliações e melhorias e os recursos do sorteio serão carreados para cobrir estas despesas.
O produto
A preocupação da Agricultura, de acordo com Sávio, é dar mais visibilidade ao tomate, que é o produto que dá nome à festa. Como o evento acontece menos de um mês de sua posse, ele disse que foi difícil fazer interferências e coube apenas apoiar o que a comunidade já faz.
Ele explica que os planos da atual administração é conferir mais identidade ao evento e discutir com os produtores quais os temas para a parte técnica da festa. Como esta parte da programação acontece de dois em dois anos, as palestras não estavam programadas. É possível que todos os anos tenhamos palestras e cursos, que serão escolhidos de acordo com os interesses dos produtores.”
O Espírito Santo mantém o cultivo de 1.800 a 2.000 hectares, sendo que Venda Nova é o maior produtor de tomate. Mais de 30 mil toneladas saem do Caxixe todo ano. Além do Espírito Santo, outros estados consomem o nosso tomate, avalia o secretário.
Para o secretário, manter o evento e investir na sua qualidade é fundamental para o fortalecimento do setor. Venda Nova é referência em tecnologia, graças ao empenho dos produtores que buscam junto às casas que comercializam os insumos. Queremos trazer palestrantes que possam somar conhecimento.
Durante o evento, uma comissão de mulheres volta a avaliar qual é o melhor tomate. Consistência, sabor e cor estão entre os quesitos.
* Fonte: Jornal Folha da Terra