* Leandro Fidelis
O governo federal reorganizou a educação técnica e tecnológica em todo o Brasil. No novo programa, os Cefets, as antigas escolas técnicas e agrotécnicas e outras vinculadas a faculdades, todas organizações autônomas, passam a pertencer aos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Espírito Santo conta com o Ifes/ES, que administrará as antigas unidades do Cefetes, localizadas na Grande Vitória, no Norte do Estado e em Cachoeiro, e as que vão funcionar a partir de 2010, dentre elas a de Venda Nova.
Nesta terça-feira (24), o diretor dos campi Venda Nova, Ibatiba e Santa Maria de Jetibá, Aloísio Carnielli, foi à Câmara de Vereadores falar das mudanças na organização das unidades e dos projetos para o primeiro município. Além dos cursos técnicos, o Projeto de Desenvolvimento Institucional- PDI prevê a abertura de um curso superior na área de engenharia em 2012.
De acordo com Carnielli, espera-se oferecer graduação em engenharia de produção devido à demanda nesta área. Ele destaca ainda a autorização para contratar 60 professores e 50 técnicos administrativos, por meio de concurso, fora os serviços terceirizados que vão empregar mão de obra local. No projeto final estarão envolvidas 200 pessoas. Estamos trabalhando com gente, dando oportunidade às pessoas, fazendo com que elas não precisem se deslocar de sua cidade para ter qualificação profissional e trabalho.
O campus de Venda Nova continua em obras, e a previsão é de que a primeira etapa seja entregue no fim deste ano para as aulas começarem já a partir de 2010. Segundo o diretor, nesta primeira etapa serão contemplados dois cursos técnicos ainda não definidos. É certo, porém, que acontecerão de manhã e à tarde e serão integrados ao ensino médio, com conclusão em quatro anos.
Para o turno noturno, será aberta uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA, também integrado ao ensino médio, visando a oportunizar os moradores da região que não conseguiram concluir os estudos. Também haverá um curso subsequente, de dois anos, para quem já terminou ou ainda está no último ano do ensino médio.
Na última sexta-feira (21), o reitor do Ifes no Espírito Santo, Jadir Pela, nomeou Armando Marques diretor do campus de Cachoeiro de Itapemirim, para Carnielli ficar à frente das unidades de Venda Nova, Ibatiba e Santa Maria. Na próxima sexta-feira (27), o governador Paulo Hartung, estará no segundo município para assinar a ordem de serviço para a construção da unidade. A solenidade será às 9 horas.
Além destes campi, funcionarão unidades do Ifes/ES em Vila Velha, Guarapari e Piúma. O Espírito Santo está fazendo algo grandioso para ter uma educação técnica e tecnológica descentralizada e de qualidade. Estrutura não se improvisa na educação, pois esta deve ser feita com seriedade, competência e qualidade, afirma Aloísio Carnielli, acrescentando que a rede de educação técnica e tecnológica no Brasil completa 100 anos em setembro. Não é uma instituição nova, tem história, e queremos concretizar isso em Venda Nova e nas outras entidades. O país está carente de educação profissional e isso nós sabemos fazer muito bem.