* Por Leandro Fidelis
O diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica- Cefet/ES, Jadir Pella, esteve hoje em Venda Nova sondando áreas para a construção da unidade no município em 2008. O objetivo é encontrar um terreno de 50 mil metros quadrados que atenda às reivindicações do governo.
Além de Pella, veio ao município o diretor do Cefet em Cachoeiro, Aloísio Carnielli. Eles também estiveram em Ibatiba, sede confirmada de outra unidade. É a primeira visita oficial de uma comissão do Cefet depois do anúncio do Ministério da Educação em abril passado.
Ainda estamos bem no início e nossa preocupação neste momento também é definir a formação que será oferecida pela escola de Venda Nova, disse o diretor do Cefet/ES.
Ainda de acordo com Pella, o Cefet programa, junto à Câmara de Vereadores, uma audiência pública para explicar à comunidade o que é a Escola Técnica e saber os cursos de seu maior interesse. Não podemos errar. Vamos detectar essas demandas dentro de 90 dias e começar o planejamento.
Para o segundo semestre, a expectativa do governo federal é organizar o concurso para a contratação de 40 professores e o mesmo número de técnicos administrativos, estrutura prevista para a unidade de Venda Nova. Numa primeira etapa, o concurso seria para 20 profissionais de cada grupo.
Processo
A saída do município do projeto inicial de expansão resultou numa união de forças que acelerou e antecipou a implantação para 2008. Venda Nova ganhará o Cefet numa primeira etapa de expansão, que inclui ainda Ibatiba, Vila Velha, Aracruz, Linhares e Nova Venécia.
Participaram deste processo a Prefeitura, os vereadores e representantes da região em Brasília. O governador Paulo Hartung- PMDB também se empenhou em recolocar Venda Nova no projeto de expansão do Cefet no Espírito Santo.
Com a implantação da escola, surge a possibilidade de proporcionar aos jovens de toda Região Serrana uma formação tecnológica. Esta é uma conquista que vai ajudar a qualificar estes jovens, muitos sem oportunidade de estudar em centros maiores. Não há experiência melhor no Brasil que a Escola Técnica, opina o presidente da Câmara, Marco Grillo- PSDB, que acompanhou a visita da comissão.
* Publicada em 30/05/2007