FMZ A Rádio
da Família

Cefet já tem local provisório para funcionamento

O Centro Federal de Educação Técnológica- Cefet de Venda Nova funcionará provisoriamente no novo prédio da Escola Liberal Zandonadi, na Vila Betânea. Sexta-feira, dia 27, diretores do Cefet/ES passaram à tarde no município para vistoriar prováveis locais para o funcionamento provisório e terrenos para a sede permanente.

Acompanhados do presidente da Câmara, Marco Grillo- PSDB, do vereador Alberto Falqueto- PDT, do prefeito Braz Delpupo- PPS e pelos secretários de Educação Fábio Altoé e de Agricultura, Evair Vieira de Melo, os diretores visitaram as obras, quando concluíram que o local pode abrigar provisoriamente os primeiros cursos a serem implantados. Eles também visitaram terrenos com o objetivo de ver qual será o ideal para a construção da sede definitiva do Cefet.

No final da tarde, das 17h às 20h, na Câmara Municipal, representantes de escolas, órgãos técnicos e de prefeituras da região se reuniram com os diretores do Cefet. A reunião foi preparatória para a audiência pública regional, que acontecerá no dia 10 agosto. Neste dia também será lançado oficialmente o Cefet.

Esta foi a segunda reunião promovida com o grupo, quando Denio Rebello Arantes, diretor de Ensino do Cefet/ES, expôs toda trajetória da instituição de ensino e as possibilidades de ofertas de cursos. Ele deixou claro que o teor e o formato dos cursos oferecidos em Venda Nova e para toda região levarão em consideração a vocação regional e suas demandada e também focarão o preparo para o crescimento educacional do aluno.

Cefet

O perfil do Cefet Venda Nova junto com o de Ibatiba atenderá toda região das Montanhas do Espírito Santo e do Caparaó. Pensando na vocação de toda região e também no ensino médio como trampolim para uma faculdade, a diretoria do Cefet vai definir o perfil dos cursos a serem oferecidos.

No entanto, escutar a comunidade, na avaliação dos diretores, aumenta as chances de acerto. Além da luta pela expansão do Cefet, Arantes destacou que agora é preciso definir o quadro de professores e também de gestores, pois a estrutura técnica para gerir todas as escolas ainda é a mesma. Cada escola terá sua unidade gestora.

Atualmente o Cefet oferece três engenharias, três licenciaturas, dois mestrados estão protocolados, 15 habilitações diferentes de cursos e cinco superiores de tecnologia. Arantes falou da autonomia dos Cefets em ofertar os cursos, que passam pela avaliação da Câmara de Ensino.

O diretor explicou que cada Cefet no Estado terá o seu perfil, isto é, serão ofertas diferentes para demandas regionais diferentes. “Trabalharemos o mais próximo possível dos arranjos produtivos, culturais e sociais”. Os fatores cultural e social são novos na linha de trabalho da escola que, de acordo com Arantes, “está aprendendo a pensar cultural e socialmente”.

Altair Luis Péterle, diretor de ensino técnico do Cefetes; Denio Rebello Arantes, diretor de ensino do Cefetes; o presidente da Câmara e Aluísio Carnielli, do Cefetes (Cachoeiro de Itapemirim).

Embora as particularidades locais sejam levadas em consideração, Arantes chama atenção para a impossibilidade de atender todas as demandas. “Os alunos podem ser atraídos por outros pólos”.

A parceria é outra palavra em questão. O Cefet poderá firmar com o Estado, contratando profissionais técnicos para integrar ao ensino básico. Arantes adiantou que a escola em Venda Nova começará com no máximo dois cursos.

Serviço:

Audiência Pública Regional em Venda Nova sobre o Cefet

Dia e hora: 10 de agosto, às 15 horas

Local: Casa da Cultura

* Fonte: Site da Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´