A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Uliana, localizada na comunidade de Barcelos, em Aracê, distrito de Domingos Martins, tem inovado nas formas de estimular seus alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita e seus gêneros. Por lá, são realizados concursos para que os estudantes potencializem a sua percepção estética sobre o tema abordado por meio de seus trabalhos.
Neste ano, a segunda edição do prêmio aconteceu em outubro e teve como tema “Vinícius de Moraes”. O objetivo foi homenagear o centenário deste expressivo representante da cultura popular brasileira. “Durante a cerimônia, além da premiação dos vencedores, houve apresentações culturais relacionadas ao artista que envolveram todos os estudantes. As atividades abrilhantaram a noite, enaltecendo o sucesso do trabalho em equipe promovido por toda a comunidade escolar”, explica a diretora da unidade, Patrícia de Lourdes Galvani.
Ela explica que o concurso teve origem em 2012, sendo resultado de um projeto do “Educação do Campo”. Naquele ano o tema do concurso foi “Valores do Campo” buscando valorizar e contemplar o universo campesino. “A aprovação da comunidade escolar se comprova pela ampla participação dos pais e familiares na cerimônia de premiação a cada edição”, finaliza a diretora.