* Leandro Fidelis
O Centro Cultural e Turístico de Venda Nova angariou cerca de R$ 1,6 milhão de recursos federais e estaduais, exclusivos para compra de equipamentos. No último dia 9, no Hotel Senac, em Vitória, a Fundação Máximo Zandonadi- FMZ, a Câmara de Venda Nova e a Secretaria de Estado do Turismo estiveram representadas em reunião com o ministro do Turismo, Luiz Barreto, para acertar todos os detalhes.
O montante será investido na aquisição de mobiliário, aclimatação, sistemas de multimídia, adequação acústica e iluminação, dentre outros equipamentos necessários para o funcionamento de um centro de convenções e de salas multifuncionais. A obra, localizada próximo à Igreja de Santa Teresinha, na Vila Betânea, está bem adiantada. Na semana passada, começou a instalação da estrutura metálica do telhado.
O projeto já conta com repasses da União, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. Quanto ao novo repasse, o presidente da Câmara, Marco Grillo, destaca que o projeto elaborado pela Fundação Máximo Zandonadi para captação do recurso, foi determinante nesta nova conquista.
A verba vai garantir a conclusão de um grande investimento, que vai atender não só a Venda Nova mas toda a Região Serrana capixaba. Não temos dúvida de que o centro de convenções comportará grandes eventos, entrando definitivamente para o invetário de oferta de equipamentos turísticos da região, diz Grillo.
A previsão de entrega do Centro Cultural é de aproximadamente um ano. Para alguns acabamentos, acrescenta o vereador, a Prefeitura de Venda Nova se mostrou disposta a apoiar. No próximo dia 23, o presidente do Conselho Curador da FMZ, Dom Décio Sossai Zandonadi , vai se reunir com o prefeito Dalton Perim na expectativa de contar com a parceria da nova gestão municipal.