Depois de dois anos e meio sem abrir as portas para o grande público, o Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, de Venda Nova, está em condições de sediar eventos artísticos e culturais. Com todas as modificações exigidas pelo Corpo de Bombeiros cumpridas, só depende agora do fim da pandemia para poder promover grandes eventos e reunir muitas pessoas.
O Centro Cultural e Turísticos Máximo Zandonadi foi inaugurado em 9 de março de 2012 e desde essa data não contava com alvará de funcionamento que é fornecido, que é fornecido. Nos últimos dois anos o espaço passou por diversas reformas e adaptações para segurança contra incêndio e pânico e, finalmente, em abril de 2020 recebeu o seu primeiro Alvará de Licença.
Entre as ações desenvolvidas, a Secretaria Municipal de Cultura destaca o guarda corpo nas escadas e rampas de acesso teatro, a sinalização de emergência, melhorias na rede elétrica na rede elétrica, adequação no sistema de ar condicionado, além de adequações na casa de bomba, caixa d’água e tubulação de hidrantes e também estruturais em banheiros e salas.
O Centro Cultural e Turístico também recebeu melhorias em seu entorno, com a revitalização e pavimentação do estacionamento e entrada. Além disso, o espaço tornou-se, em novembro de 2019, a sede da banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção, que agora conta com uma sala própria e adequada para as atividades musicais.
Estrutura
Com espaços funcionais para a realização de eventos diversos, o Centro Cultural e Turístico oferece ampla estrutura para espetáculos, treinamentos, exposições de arte, projeção de cinema, reuniões, entre outros. No primeiro piso, ficam localizadas as salas multifuncionais, área de exposição e também as das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Artesanato e da pasta de Esporte e Lazer.
Já o auditório, localizado no segundo piso, possui 475 lugares, com som, iluminação, acústica moderna, para atender os mais diversos espetáculos culturais e eventos. O acervo do Centro Cultural conta com obras de arte doadas por artistas locais, como o presépio Caminho da Luz, do irmão salesiano, Agostinho Bastianelo.
De acordo com a Administração Pública, em breve o espaço receberá também iluminação externa mais ampla para dar mais segurança ao entorno. Esta ação já está em andamento.
Neste momento da pandemia, com o impedimento de realizar eventos, o Teatro está sendo utilizado para lives, como foi o caso de uma solidária em prol do Instituto Jutta Batista da Silva e a última live da Apae de Venda Nova.
Com informações do Jornal Folha da Terra.