Geral

Centro Cultural e Turístico recebe o nome ‘Máximo Zandonadi’

Foi aprovado, em primeira votação, durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (11), na Câmara de Venda Nova do Imigrante, o projeto de lei nº 057/2014, que dá o nome de "Máximo Zandonadi" ao Centro Cultural e Turístico. De autoria do Poder Executivo Municipal, a matéria ainda será votada novamente.

Máximo Zandonadi era um homem simples que trazia em sua história as marcas da descendência italiana. Sua vida era iluminada por três amores: a família, a Igreja e Venda Nova do Imigrante.

Arquivo
<b>Título:</b>
Máximo Zandonadi

Em 1998, foi criada a Fundação Máximo Zandonadi- FMZ, que tinha entre os seus objetivos a construção do Centro Cultural e Turístico, que teria como finalidade a criação de um espaço para atividades de importância cultural, econômico-social e ambiental. A Fundação foi quem buscou os recursos para a obra do local e para a compra de equipamentos, através do bispo Dom Décio Zandonadi, filho de Máximo e presidente do Conselho Curador da entidade.

A inauguração aconteceu em 2012 e, desde então, o Centro Cultural e Turístico tem sido usado para apresentações culturais, cursos e é a sede da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, responsável pelo uso do local.

Além do Centro Cultural, a Fundação é responsável pela Rádio FMZ, emissora educativa que funciona desde 2003, e pela Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante, projeto realizado em parceria com o governo do Estado e que teve início em 2012, com aulas realizadas no Centro Cultural e Turístico.

Livros

Máximo Zandonadi ainda colaborou na preservação da história do Município com a publicação de cinco obras literárias: Venda Nova – um capítulo da imigração italiana (1982); Reminiscências de um Século (1986); A Igreja na história de Venda Nova (1984); Venda Nova do Imigrante – 100 anos da colonização italiana no Sul do Espírito Santo (1992); e A Família Zandonadi (1997), publicado após a morte dele, em 1994.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho