* Por Leandro Fidelis
A chuva forte na madrugada de quinta trouxe alegria, um pouco de verde à paisagem e até evitou uma catástrofe maior, apagando o incêndio na mata ao redor de São Roque. Mas não foi o suficiente para abaixar a poeira e aumentar a umidade do ar em Venda Nova.
Faz muito calor e agricultores e religiosos continuam pedindo as bênçãos de São Pedro. Nos últimos dias, ameaçou chover, mas não passou de garoa fina. De acordo com o Instituto Climatempo, amanhã a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
O Sistema de Informações Agrometeorológicas do Incaper divulga em seu site um mapa mais completo da climatologia de outubro a novembro para o Espírito Santo. Segundo as previsões, o trimestre é marcado pelo aumento gradual na ocorrência de precipitações, atingindo os máximos em novembro ou dezembro.
A precipitação total média neste mês alcança entre 110 e 150 mm na região Leste, 70 e 130 mm na Noroeste, 30 e 110 mm na Sudoeste e 70 e 110 mm na Região Oeste. Em novembro, normalmente o mês mais chuvoso da estação, com totais de até 240 mm na região Litorânea do Estado, entre 160 e 200 mm na Noroeste, 180 e 220 mm na região Sudoeste e entre 180 e 220 mm na região Oeste.
Em dezembro, os maiores quantitativos de chuva deverão ocorrer no Sul do Estado, variando entre 160 e 290 mm e os menores quantitativos devem variar entre 140 e 200 mm ao Norte.
Durante este período, as frentes frias começam a avançar com maior freqüência na Região Sudeste do país, causando instabilidade atmosférica, que favorecem a formação de nuvens de chuva.
As temperaturas apresentam comportamento de elevação gradativa, com máximas em torno dos 32ºC e temperaturas mínimas de 13ºC na Região Serrana e máxima de 34ºC e mínima de 20ºC nas demais regiões capixabas.
A previsão para os próximos meses é de que as chuvas no Espírito Santo deverão situar-se abaixo da média histórica, com 40% de probabilidade para que ocorram chuvas abaixo da normalidade, 35% para valores dentro da média 25% para acima da média. Em relação às temperaturas, a tendência é que se situem acima da média histórica.