*Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
O sol apareceu na região de montanhas na manhã de hoje (27) trazendo certo alívio para quem tem sofrido com as chuvas. Porém, várias famílias continuam desabrigadas ou desalojadas em Venda Nova e cidades vizinhas. Em todo o Espírito Santo, até agora 23 pessoas morreram por causa das chuvas.
A prefeitura de Conceição do Castelo está preparando a documentação para o decreto de emergência. A Defesa Civil realiza vistorias nas casas afetadas para avaliar se elas têm condições de receber os moradores de volta. Três pontes foram destruídas, uma no bairro Artur Soares, outra na localidade de Poço Fundo e uma terceira ponte que fica perto do centro de eventos da cidade, o Sanfonão, também foi destruída. A Secretaria de Ação Social do município informou que 15 pessoas continuam em abrigos provisórios.
Em Ibatiba, cerca de 350 pessoas estão desalojadas e dez estão desabrigadas. Com a forte chuva de ontem (26), quase dez famílias precisaram ser retiradas de suas moradias. Várias casas estão soterradas em todo o município. Hoje, no entanto, o sol também apareceu por lá.
Castelo foi um dos municípios que teve menor acúmulo de chuva no Estado até agora. De acordo com informações do Incaper, até o último dia 23, o volume de chuva acumulado era de 281,5 milímetros. Em Linhares, onde mais choveu no Espírito Santo, o acúmulo foi de 756,8 milímetros no mesmo período. A população da cidade, que sempre sofre nesta época do ano, não está tendo grandes problemas. Ontem (26), uma barreira caiu na rodovia Pedro Cola na altura da localidade de Macuco. A rodovia ficou parcialmente interditada na manhã de hoje (27).
Em Venda Nova, o dia é de sol forte e calor. No município, 37 pessoas estão desalojadas e nove desabrigadas. Algumas estradas rurais continuam parcialmente interditadas.
De acordo com o Incaper, o sol deve predominar hoje em todo o Estado. São esperadas apenas pancadas rápidas de chuva entre a tarde e a noite nas regiões Serrana e Sul, com exceção do litoral. As temperaturas variam entre 19 °C e 24 °C na região Serrana e vão de 21 °C a 33 °C nas demais regiões do Estado.