FMZ A Rádio
da Família

Chuva de granizo devasta plantações de tomate em Alto Caxixe

•Por Leandro Fidelis

Ontem, por volta das 15h, uma chuva de granizo com vento destruiu plantios de tomate em Alto Caxixe, zona rural de Venda Nova, comprometendo toda a safra na região maior produtora do Espírito Santo. A tempestade durou cerca de 1 hora.

Aproximadamente 600 mil pés foram atingidos, segundo calculam os principais produtores. A colheita já havia começado em algumas propriedades e agora serão necessários pelo menos seis meses para refazer as lavouras de tomate.

O prejuízo pode chegar a R$ 1 milhão. Hoje pela manhã, uma reunião no galpão do produtor Domingos Cesconetto tentava solucionar o destino de 30 famílias de colonos e meeiros, que tinham na produção sua fonte de renda.

“Essas pessoas precisam de dinheiro para pagar suas dívidas no comércio e sustentar suas famílias. Iríamos começar a colher em 15 dias e não sei o que vamos fazer”, declarou Domingos, que perdeu 198 mil plantas, a um custo de R$ 2,00 cada.

A colona Maria Aparecida Sgrâncio, de 37 anos, estava desolada. “A situação é precária. Perdemos meses de trabalho em minutos. Não tenho outra fonte de renda”.

Cláudio Alberto Paulúcio (32) não vê solução imediata. “Estou desnorteado e não sei o que fazer”, disse. Sebastião Antônio Alves (30) teve perda total de sua roça. “Tenho família para criar e não tem jeito”.

O produtor Larte Pravato ainda não calculou o prejuízo com a perda de 80 mil pés de tomate. “Estamos sempre a mercê da natureza na agricultura. Fica difícil refazer essa perda”. De acordo com Pravato, as pedras de granizo tinham o tamanho de um cubo de gelo.

O granizo destruiu também telhados de casas na vila. Moradores contam que nem as telhas coloniais resistiram. A tempestade também derrubou árvores.

Apoio

O secretário Municipal de Agricultura, Evair de Melo, disse que fará uma avaliação geral nos próximos dias. “A Prefeitura vai levantar os prejuízos junto com a Câmara. Também vamos acionar o Governo do Estado e a iniciativa privada para tentar minimizar o impacto econômico que esta chuva trouxe”.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova