#ChuvanoES: uma casa soterrada em Venda Nova e Conceição volta a alagar

* Valdinei Guimarães

(valdinei@radiofmz.com.br)

 

O Natal será triste para várias famílias da região. A chuva continua fazendo estragos e mantendo os moradores longe de suas residências. Uma casa foi parcialmente soterrada em Venda Nova. Em Afonso Cláudio e cidades vizinhas, a situação é parecida.

 

Durante a madrugada, uma casa foi parcialmente soterrada no bairro Vila Betânea, em Venda Nova. Os moradores já haviam deixado a residência na semana passada porque uma parte do barranco que fica atrás da casa já tinha desmoronado. Eles tiveram tempo de buscar a mudança na tarde de ontem (23). No município, três casas já foram destruídas pelas chuvas, 37 pessoas estão desalojadas e nove estão desabrigadas. Algumas estradas rurais foram parcialmente interditadas.

 

Em Conceição do Castelo, o nível do Rio Castelo subiu rapidamente durante a madrugada. A Defesa Civil Municipal alertou a população para deixar suas moradias hoje (24) pela manhã. No município, já são 12 edificações comprometidas pela chuva. Algumas construções foram invadidas pela água. De acordo com a Defesa Civil, 177 pessoas estão desalojadas e 20 desabrigadas.

 

A Defesa Civil de Castelo informou que o Rio Castelo está começando e encher na cidade por causa da água que desce de Conceição do Castelo. O município não tem edifícios alagados. Os desalojados já voltaram para suas residências, mas nove pessoas estão desabrigadas.

 

No município de Ibatiba, o nível da água quase ultrapassou o leito do rio que corta a cidade, mas começou a baixar hoje (24) de manhã. Até o momento, aconteceram dois deslizamentos de terra, mas não houve feridos. Duas pontes estão interditadas no centro da cidade e 80 famílias estão desalojadas.

 

Já em Afonso Cláudio, o Rio Guandú continua enchendo. Alguns bairros tiveram alagamentos. No total, 28 pessoas estão desalojadas e 13 desabrigadas. Sete casas foram danificadas pela chuva. A Defesa Civil informou que esses números devem aumentar porque mais moradias foram interditadas nas últimas horas e ainda falta apurar alguns dados. Só veículos especiais, como tratores, estão conseguindo chegar ao distrito de Pibicaba, no interior do município.  

 

O Governo do Estado enviou 60 colchões, além de kits de dormitório, roupas e água mineral para ajudar as vítimas da chuva em Conceição do Castelo.

 

Veja pontos de coleta de doações para em Venda Nova:

 

Vitafarma Manipulação e Homeopatia – (28) 3546-2562 – Av. Ângelo Altoé, 886, Edifício Esmig

 

Academia performance Vila Betânea – (28) 3546-2370 – Rua Alberto Zavarize, 124, Vila Betânea

 

Mercado Imigrante – (28)3546-2771 – Avenida Domingos Perim, 183, Centro

 

Top Serrana Adm. e Corretora De Seguros – (28) 3546-2001. Rua Alberto Zavari, 143, loja, Vila Betânea

 

 Bruno's Roupa Infantil – (28) 99961-1737 – Av. Domingos Perim, 258, Centro

 

RGB Sistemas – (28) 3546-1970 – Av. Lavrinhas, 177 – Vicente Zandonadi

 

Vendec Comunicação Visual – (28)3546-2806 – Rua Lourenço Lorenção, 114, Centro

 

Sindicomerciários – (28)3546-1433 – Av. Domingos Perim, 234, Centro

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão