Redação FMZ
(jornalismo@radiofmz.com.br)
Subiu para 45 o numero de municípios mais afetados no Espírito Santo por conta das chuvas e Venda Nova do Imigrante já figura entre eles, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual. No município, a Defesa Civil local alerta sobre riscos em barragens para fins agrícolas em propriedades rurais. A recomendação aos agricultores é para rebaixar o nível das barragens.
Além de Venda Nova, sofrem com as chuvas na região os municípios de Afonso Claudio, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Vargem Alta e Ibatiba. O governo decretou Situação de Emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.
Dos 45 municípios afetados, o decreto municipal de 22 municípios, referente a situação de anormalidade (Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública) devido as fortes chuvas, está sendo elaborado pelos municípios e alguns já estão sendo analisados pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil- Cepdec. São eles: Agua Doce do Norte, Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Viana, Conceição do Castelo, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Ibatiba, São Gabriel da Palha, Pancas, Vila Pavão, Linhares e Mantenópolis. Mais municípios estão avaliando os prejuízos e posteriormente poderão decretar.
Sobe para seis os mortos
Mais uma pessoa morreu na localidade de Laranjal município de Itaguaçu, município fortemente afetado por enxurrada e deslizamentos de terrra. Com isso subiu para seis o numero de vítimas fatais. As mortes aconteceram em Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu, Paraju e duas em Itaguaçu.
Conforme previsto voltou a chover forte na Grande Vitoria no final da tarde de ontem. Nas ultimas 24 horas choveu 130 mm provocando o desabamento de 5 casas em Vitoria e quedas de barreiras nas cidades da Serra e Viana.
Aumentou para 40.150 o numero de pessoas, em todo o estado, que precisaram deixar suas casas, sendo 5.307 desabrigados (estão em abrigos municipais e recebendo) e 34.843 desalojados(foram para casa de parentes e amigos). Entre elas temos o registro de 45 pessoas feridas. O levantamento de pessoas afetadas pelas chuvas continua prejudicado pela dificuldade de acesso as áreas afetadas.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua enviando alertas de Risco Muito Alto de inundação e deslizamento de terra na Região Serrana e alagamentos em Linhares e Colatina devido ao Rio Doce estar com nível de agua acima taxa de inundação. Os coordenadores de Defesa Civil dos municípios foram informados acerca dos procedimentos de avaliação contínua dessas áreas e, caso necessário, evacuação emergencial.
Alerta sobre riscos em barragens
Com o acúmulo de chuvas registrado nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Agricultura- Seag, juntamente com os órgãos vinculados Idaf e Incaper, reforça a necessidade de atenção com as barragens em propriedades rurais, neste momento em que o volume de chuva registrado no Espírito Santo superou o esperado para o mês em diversos municípios.
As principais medidas que os produtores rurais devem adotar neste momento são:
• Rebaixar o nível de água em meio metro nas barragens com área inundada menor do que 15 hectares, e em um metro naquelas com área inundada igual ou superior a 15 hectares.
• Em caso de chuvas de grande intensidade ou longa duração, a água nos monges deve ser liberada imediatamente.
• Manter diálogo constante com os produtores vizinhos sobre liberação de volume de água das barragens para que todos a realizem de forma simultânea.
• Realizar a limpeza dos monges e vertedouros das barragens, removendo qualquer material que possa impedir o escoamento da água.
• Evitar medidas que ampliem o escoamento superficial nas áreas acima do barramento, como capina de lavouras.
• Limpar periodicamente as caixas secas nas estradas internas e nos carreadores das propriedades.
A Seag informa que os agricultores devem procurar esclarecimentos sobre o manejo das barragens nas unidades do Idaf e Incaper localizadas em todos os municípios do Espírito Santo.
Saiba mais
– Monge: mecanismo hidráulico capaz de proporcionar a vazão remanescente do rio para a parte abaixo da barragem, conhecida como jusante.
– Vertedouro: dispositivo construído com a finalidade de eliminar o excesso de água que entra no reservatório.
*Leia também:
Moradores de Venda Nova se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas