Um plano de ajuda emergencial para os municípios atingidos pelas chuvas do último fim de semana começou a ser elaborado, nesta segunda-feira (07), durante reunião entre o vice-governador Ricardo Ferraço e os prefeitos de Castelo, Conceição do Castelo, Ibatiba, Laranja da Terra, Baixo Guandu e Itaguaçu, no Palácio Anchieta, em Vitória. Também participaram os secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; de Governo, José Eduardo Azevedo; de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz e da Casa Civil, José Antônio Pimentel.
Os prefeitos relataram a situação dos municípios ao vice-governador, que também coordena o Comitê Estadual de Monitoramento das Chuvas e esteve neste domingo (06) visitando Afonso Cláudio, Brejetuba e Marechal Floriano.
De acordo com Ricardo Ferraço este primeiro momento é de acolhimento das vítimas. De imediato estamos buscando acolher e abrigar as pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas, fornecer água, colchões, cestas básicas e remédios. Em seguida, quando as águas baixarem, é muito importante que as prefeituras elaborem os relatórios de avaliação de danos para que sejam homologadas as situações de emergência, conforme determina a lei. Para isso colocamos a Defesa Civil Estadual em contato constante com os municípios, de maneira que os procedimentos sejam agilizados, garantiu.