Chuvas voltam a causar transtornos na região

* Henrique Pagotto e Leandro Fidelis

As fortes chuvas dos últimos dias vêm causando transtornos aos moradores da Região Serrana do Espírito Santo. Além dos problemas nas casas, o Rio Viçosa, que corta Venda Nova, está com erosão nas margens, devido ao volume de água que aumentou muito.

A costureira Zeli Onofre Klippel foi uma das prejudicadas pela chuva de domingo (4) à noite. Ela mora na Vila Betânea, com o marido e dois filhos. O banheiro ficou totalmente alagado, por causa do esgoto de sua casa, que é mais baixo que o das outras residências da rua. Quando precisa usar o banheiro, ela vai, de bicicleta, para a casa da mãe, que fica no mesmo bairro.

Porém o problema está longe de ter uma solução. A moradora foi pessoalmente à Cesan, mas encontrou as portas fechadas. “A Cesan só funciona, hoje (5), depois do meio-dia. Não consigo lavar roupa desde quinta-feira (1º). Estou preocupada, porque pode chover mais”, desabafa.

Na mesma rua, a casa da estudante Cristina Portes Sales também foi prejudicada pelas chuvas. Na noite de sábado, a parte de fora da residência ficou toda alagada e de sexta para sábado, a água entrou na sala e no quarto.

Afonso Cláudio

Na Vila Pontões, zona rural de Afonso Cláudio, casas inundaram com a cheia do rio na madrugada desta segunda-feira (5). Os casos mais graves foram nas residências mais próximas da margem. Segundo uma moradora, o córrego passou por cima da ponte.

Em outra localidade, no distrito de Serra Pelada, uma casa desabou e outra residência ficou danificada depois da queda de uma barreira por volta de 1h. O senhor Dalvino Gomes e sua família perderam tudo após o desastre, mas ninguém ficou ferido.

A manhã para as pessoas que moram na rua Sete de Setembro é marcada pela reconstrução e pela mobilização da comunidade para retirar uma senhora, identificada apenas como Frida, de 76 anos, de sua casa, que está ameaçada de desabamento.

Segundo a vizinha das vítimas, Leuzenir Damaceno, 40, Dona Frida não quer sair de casa e diz não ter para onde ir. Até o momento, nenhum órgão de defesa chegou ao local. As casas ficam acima da BR-262 (* Gazeta Online)

Confira mais Notícias

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados