FMZ A Rádio
da Família

Ciclista que tenta recorde passa por VNI

* Por Leandro Fidelis

Na semana anterior, a passagem do ciclista Eber de Souza, 50, chamou atenção em Venda Nova. Como ele mesmo disse, trazia consigo “uma casa ambulante guiada por um cérebro andante”, algo em torno de 50kg.

Tudo isso para percorrer 7.000 cidades até 2009 e entrar no “Guiness Book”, o Livro dos Recordes. A jornada começou em 95 e, nos últimos 12 anos, esse mineiro de Juiz de Fora passou três vezes no Espírito Santo sem pisar na mesma cidade.

Além do Brasil, a expedição inclui a América Latina. De bicicleta, o ex-gráfico já rodou Paraguai, Uruguai, Bolívia, Equador, Argentina, Colômbia… Em terreno “brazuca”, fez a Trilha do Ouro e, no Nordeste, surpreendeu-se com a miséria do Piauí. Em cada cidade, a Prefeitura ou outro órgão oficial certifica a passagem do ciclista, uma exigência para comprovar o recorde no famoso livro.

O que não faltam são histórias na vida deste homem que fez até o 3º ano de história, ficou viúvo em 92 e três anos depois decidiu pedalar pelo continente. Certa vez, ajudou num parto na beira da estrada e teve que usar a água do cantil na cirurgia improvisada.

Oura bem curiosa, que virou até manchete, foi quando Eber encontrou um caminhoneiro amarrado a uma árvore depois de ter o veículo roubado no Maranhão.

Tombos? Ele calcula uns 500. Para evitá-los, em Venda Nova ele contou com apoio do comerciante Harley Viana, que doou dois pneus novos para a “magrela”. “De vez em quando passam ciclistas em viagem semelhante, mas é a primeira vez que conheço um tentando entrar no Guiness”. Eber chegou na 2ª (11) e seguiu viagem na 4ª feira (13) para viver outras emoções sobre suas rodas.

* Publicada em 21/06/2007

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´