Geral

Ciclista roda o Brasil carregando quinquilharias

* Leandro Fidelis

O paraibano José Gomes de Oliveira, de 50 anos, chamou a atenção de quem passava na Vila Betânea com uma bicicleta nada convencional hoje de manhã, em Venda Nova. Com dezenas de quinquilharias penduradas, principalmente brinquedos usados, ele garante ter percorrido 20 mil quilômetros em dez anos de pedaladas pelo Brasil afora.

É tanta sucata amontoada que a bicicleta fica escondida. José diz que viveu na rua durante cinco anos em São Paulo e, desde que virou ciclista, pegou verdadeira paixão pelas bonecas a ponto de considerá-las sua família. “Gosto demais dessas meninas e tenho muito amor por elas”, diz.

Tanto amor que 100 kg de sucata não faz a menor diferença nessa jornada. Antes de chegar em Venda Nova, José conta que estava no Sul do Brasil, passou por Minas Gerais e alcançou este pedaço do solo capixaba para ele desconhecido.

“Muita serra por aqui, né? Pego viagem hoje mesmo para a Bahia para depois chegar em Campina Grande e passar o Natal com meus irmãos que há tempos não vejo”, conta o aventureiro, calculando mais 40 dias de viagem. Ele ainda sonha com uma bicicleta de quatro freios.

Por onde passa, conta com a solidariedade das pessoas para ter abrigo, comida e dinheiro para a manutenção da bicicleta. Quando não dorme em postos de combustíveis, o jeito é passar a noite no meio do mato, como aconteceu nesta quarta na região. “Não dormi. Fiquei no alto da árvore”.

O motoboy José Vanderlei Antoniazzi, 28, ficou comovido com a história do seu xará. “Impressionante a coragem deste homem de encarar as dificuldades pedalando. E a gente vive reclamando da vida. Isto é uma lição”.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho