Ciclone subtropical pode se formar na costa entre o Espírito Santo e a Bahia

Durante este fim de semana, 9 e 10 de dezembro de 2017, uma forte queda da pressão atmosférica ocorre sobre o mar, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, que vai originar um ciclone subtropical. A presença desta área de baixa pressão atmosférica vai causar ventos fortes sobre o mar e grandes ondas vão se formar nesta região da costa brasileira. O efeito deste sistema será sentido entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2017.

 

O vento mais intenso e as maiores ondas vão ocorrer em regiões em alto-mar oferecendo maior perigo para a navegação em áreas de mar aberto, afastadas da costa. Mas o litoral do Espírito Santo, do sul da Bahia, região entre Caravelas e Porto Seguro, vão sentir um pouco da agitação do mar.

 

Embora haja previsão de elevação das ondas e de mar agitado, o risco de ressaca é baixo nos próximos dias nas praias do Espírito Santo, da Bahia e do norte do Rio de Janeiro. A direção das ondas esperada não estará numa direção favorável para ressaca. No dia 9, a direção das ondas deve ser predominantemente de nordeste. No domingo e na segunda-feira, a direção das ondas permanece de nordeste no litoral da Bahia e oscila de leste a sudeste no Espírito Santo.

 

Mar muito agitado na ilha de Trindade

 

A região da ilha da Trindade, na costa capixaba, vai sentir uma agitação marítima muito intensa, com grandes ondas, que podem passar de 5,0 metros, em particular entre a noite do dia 9 de dezembro, sábado, até a tarde do dia 12, terça-feira.

 

Para o litoral do Espírito Santo e para o norte do Rio de Janeiro, a previsão é de ondas com até 1,5 metros durante os dias de atuação desta baixa pressão atmosférica. 

 

No litoral sul da Bahia, na região entre Caravelas e Porto Seguro, a agitação no mar será mais intensa e as ondas podem atingir picos de 2 a 2,5 metros.

 

A pior agitação será entre a tarde do sábado, 9 de dezembro, e a manhã do dia 11 segunda-feira.

 

 

Áreas marítimas de responsabilidade da Marinha do Brasil

 

 

Fora de época

 

É possível que o ciclone subtropical que se organiza no dia 9 de dezembro de 2017 entre o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia receba um nome. Quem nomeia estas tempestades é a Marinha do Brasil.

 

A lista abaixo contém a sugestão de nomes em Tupi Guarani, que poderão ser adotados como nomes para os sistemas intensos de baixa pressão atmosférica tropicais e subtropicais que venham a se desenvolver no Atlântico Sul, mais especificamente dentro da METAREA-V, que é a área marítima de responsabilidade do Brasil.

 

1 – Bapo (chocalho) 

2 – Cari (homem branco) 

3 – Deni (tribo indígena) 

4 – Eçaí (olho pequeno) 

5 – Guará (ave das águas) 

6 – Iba (ruim) 

7 – Jaguar (lobo) 

8 – Kamby (leite) 

9 – Mani (deusa indígena) 

10 – Arani (tempo furioso) 

 

Seguindo esta lista, a baixa pressão atmosférica de 9 e 10 de dezembro de 2017 poderá se chamar Guará que quer dizer "ave das águas".

 

A formação de sistemas como estes não é comum em dezembro. O mais comum é que ciclones subtropicais se formem na costa leste do Brasil no fim do verão, durante o mês de março, quando a água do mar está mais aquecida.

 

Porém, em 4 de dezembro de 2016 tivemos a formação da tempestade subtropical Eçaí, na costa da Região Sul. 

 

Em 15 de março de 2011 houve a formação do ciclone subtropical Arani na costa do Espírito Santo. Saiba mais sobre sistemas como este que já se formaram na costa do Brasil.

 

Onde o ciclone vai se formar?

 

A formação da forte baixa pressão atmosférica começa sobre o continente, entre o sul do Espírito Santo e o sul da Bahia. No processo de formação da baixa pressão, conforme a pressão do ar for baixando, o tempo fica muito instável. Por isso, muita chuva está sendo esperada neste fim de semana, 9 e 10 de dezembro, no sul da Bahia, no norte do Espírito Santo e também na região mineira do Vale do Jequitinhonha.

 

No domingo, 10 de dezembro, o centro da baixa pressão atmosférica já estará sobre o mar, ainda próximo ao litoral norte do Espírito Santo e ao sul da Bahia. Na segunda-feira, o centro da baixa pressão já estará afastado em alto-mar.

 

Trajetória da baixa pressão atmosférica entre 9 e 11 de dezembro de 2017, entre o ES e a BA 

 

Vento

 

O aumento da velocidade dos ventos será sentido em todo o litoral da Bahia, do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2017.

 

Previsão dos ventos

 

9/12/17

legenda das siglas dos ventos: NE vento de nordeste; NW vento de noroeste; SW ventos de sudoeste; S vento de sul;

ES – vento de NE a NW de manhã, rondando para NW a SW à tarde e à noite; rajadas de até 55 km/h no litoral norte do ES e de até 45 km/h em Vitória e no litoral sul do ES;

BA – todo o litoral da BA tem vento de NE a NW; com rajadas entre 50 km/h e  70 km/h.

10/12/17

ES – em todo o litoral, vento de NW a SW, com rajadas de até 55 km/h no litoral norte do ES

BA – todo o litoral da BA tem vento de NW; com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h.

Litoral norte do RJ: vento de NW a SW, com rajadas de até 55 km/h no litoral norte do ES

11/12/17

ES – em todo o litoral, o vento ronda SW, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h n

BA – todo o litoral da BA tem vento de NW; com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h

Litoral norte do RJ: o vento ronda SW, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h

12/12/17

ES – em todo o litoral, vento de SW a S, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h n

BA – em todo o litoral, vento de NW a S; com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h.

RJ: em todo o litoral, vento de SW a S, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h.

 

Fonte: Instituto Climatempo

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado