Cidades contabilizam os prejuízos da inundação; Castelo vai decretar estado de emergência

Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com

 

Depois de um dia complicado por conta das chuvas intensas, as cidades das regiões Serrana e Sul do Espírito Santo começam a contabilizar os prejuízos.  Em Castelo, uma das cidades mais atingidas pelas inundações, 120 famílias estão desalojadas e outras 30 desabrigadas.  O município se prepara para decretar estado de emergência ainda nesta sexta-feira (16). 

 

Ao todo, 13 bairros foram fortemente atingidos pelas fortes chuvas e três deles permanecem isolados: Garagem, Pouso Alto e Niterói. Segundo a Defesa Civil Estadual, Castelo foi a cidade que acumulou o maior volume de chuva em 24 horas no Estado: 78,27 milímetros. 

 

Em Conceição do Castelo, há problemas especialmente na zona rural, com barreiras caídas e pontes destruídas. Equipes da prefeitura percorrem  a cidade a  fim de mapear os danos. 

 

Confira os detalhes

 

Conceição do Castelo

 

Em Conceição do Castelo, as águas começaram a baixar, segundo o prefeito da cidade, Saulo Belizário, e o abastecimento de água potável já começa a ser normalizado. Nesta quinta (15), a distribuição foi suspensa   por conta do rompimento de uma adutora. 

 

Equipes da prefeitura percorrem as zonas urbana e rural da cidade a  fim de mapear os danos. Belizário aponta que a maior parte dos problemas ocorreram em locais afastados do Centro, onde há registro de queda de barreiras e de pontes. 

 

"Não tivemos situações mais graves, felizmente, e agora é o momento de fazermos a avaliação dos danos, por meio de um relatório que vai apontar onde há queda de barreiras ou pontes caídas. Até o momento não decretamos estado de emergência, faremos isso, se necessário, mas só com dados concretos nas mãos. As aulas também estão normais, já que as águas estão baixando", conta o prefeito. 

 

Castelo

 

O coordenador da Defesa Civil de Castelo, Lúcio Cesconetti, informou que na cidade há 120 pessoas desalojadas e outras 30 desabrigadas e que o município já está se preparando para decretar estado de emergência. A água do rio já começou a baixar e está fora do risco de inundação. "Estamos prestando o socorro imediato aos atingidos. Nossas equipes estão em campo, são servidores das secretarias de obras, serviços urbanos e assitência social".

 

 Ao todo, 13 bairros foram fortemente atingidos pelas fortes chuvas e três deles permanecem isolados: Garagem, Pouso Alto e Niterói. Na zona rural, há muitas barreiras caídas nas estradas e pontes destruídas. "Ainda estamos fazendo o levantamento dos danos nessas áreas". 

 

As vias de acesso à cidade estão liberadas, mas a Defesa Civil pede cautela aos motoristas pois ainda há pontos com barreiras caídas e galhos na pista. 

 

Nas redes sociais, o órgão informou as equipes da Assistência Social estão nos bairros cadastrando as famílias atingidas pela enchente e distribuindo materiais e alimentos nos seguintes pontos: Centro (Salão Paroquial), Niterói (Igreja Presbiteriana), Independência (Garagem do Marcelo Zanelato), Volta Redonda (Rossi Máquinas), Esplanada (Igreja Católica), Garagem (Igreja).

 

A Defesa Civil informa ainda que empresas e pessoas que quiserem fazer doações para as vítimas da enchente devem se encaminhar ao Salão Paroquial. As principais necessidades são: alimentos, roupas, colchões e produtos de higiene pessoal.

Confira mais Notícias

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante