FMZ A Rádio
da Família

Circolo Trentino anuncia projetos para 2007

O Circolo Trentino di Venda Nova organiza seu acervo para disponibilizar, no início do próximo ano, uma biblioteca com conteúdo em italiano. A entidade, que funciona na sede da Amena- Casa da Cultura, também quer criar um grupo infantil de dança italiana, com integrantes entre dez e 12 anos.

As duas entidades contarão com a ajuda de uma bibliotecária na catalogação de livros, DVS, fitas VHS e outros materiais sem utilização devido à falta de espaço. Segundo o presidente da Casa, Leandro Fidelis, Marco Grillo, da diretoria do Circolo, prometeu providenciar estrutura para a biblioteca. O objetivo é atender à comunidade de descendentes de trentinos, além dos estudantes de língua italiana e grupos ligados à cultura dos imigrantes, como o “Granello Giallo”.

Intercâmbios culturais e outras atividades para manter vivas as tradições históricas e costumes da Região do Trentino Alto- Adige (Itália) estão nos objetivos do Circolo Trentino. Famílias como Passamani, Piazzarollo, Furlan, Vitorazzi e Bernabé são originárias daquela região, mas são poucas comparadas às famílias trevisanas no município.

Criado em 9 de agosto de 1991, o Circolo Trentino trouxe para Venda Nova um Posto de Atendimento do Vice-Consulado da Itália de Vitória que, entre outros serviços, realiza processos de cidadania.

‘Granello’ busca patrocínio para novo uniforme

O grupo de dança folclórica italiana “Granello Giallo”, de Venda Nova, quer investir numa nova indumentária, mas para isso procura patrocinadores. Fonte do grupo disse que o esboço já está com uma firma especializada em roupas típicas de Chapecó (SC), que cobra cerca de R$ 20 mil.

Criado e mantido pela Associação Festa da Polenta- Afepol há quatro anos, o “Granello” conta com 24 componentes e virou atração esperada nas últimas edições da Festa da Polenta. O grupo ensaia com a coreógrafa Claudete Bellon e é filiado à Associação de Grupos de Dança Italiana.

* Publicada em 20/10/2006

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante participa de intercâmbio em Festa da Polenta na Itália

Cantora Luiza Andrade é uma das atrações da Festa do Morango de Pedra Azul

Venda Nova sediará Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores nesta semana

Festival celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi