Circolo Trentino elege nova diretoria em Venda Nova

 

O “Circolo Trentino di Venda Nova” elegeu, no último dia 31 de agosto, nova diretoria para o biênio 2021/2022. Foram eleitos: Leandro Faria de Castro Fidelis (presidente) e Cristina Brunelli Zardo Feitoza (vice). A associação completou 30 anos de atividades no mês de agosto.

Na ocasião, também foi renovado o Conselho Fiscal, tendo como titulares: Roberto Zandonade Feitoza; Bruna Zandonade Feitoza e Eugênia Dark Recla e suplentes, Miguel Zandonade Feitoza, Diego Antônio Leão e Cristine Trabach Boone.

 

É a primeira vez que Fidelis, à frente da coordenação dos eventos do CT nos últimos dez anos, se candidata a um cargo na diretoria da associação. “Participei dos bastidores e acho que chegou o momento de colocar meu nome à disposição da entidade que sempre valorizei. Espero continuar contando com o apoio dos voluntários para colocar novos projetos em prática”, declarou.

Dentre os projetos, Fidelis cita a participação no desfile das famílias da Festa da Polenta e o Jantar Trentino, que não foram realizados nos últimos dois anos em função da pandemia. Segundo o presidente, a ideia do grupo em 2021 era realizar uma festa em comemoração dos 30 anos do Circolo, também inviabilizada por conta das restrições da Covid-19.

 

O Circolo Trentino

O Circolo Trentino (CT) é uma entidade autônoma e voluntária que tem por objetivo principal estreitar os laços entre os descendentes trentinos de Venda Nova do Imigrante e região, por meio de iniciativas socioculturais, mantendo vínculos permanentes com a Província Autônoma de Trento, no Norte da Itália.

Câmara
A data comemorativa ao 30 anos da associação não passou em branco. Na sessão da Câmara Municipal de Venda Nova de 17 de agosto, Leandro Fidelis usou a tribuna livre para marcar as três décadas do Circolo Trentino. O jornalista foi o porta-voz da entidade, até então presidida por Bruna Zandonade Feitoza, também presente na sessão.

Fidelis mencionou diversas ações que beneficiaram diretamente o município desde a fundação do CT, em agosto de 1991, como a doação do material didático para o curso de língua italiana promovido pela Afepol; a criação da biblioteca de língua italiana, nas dependências da Amena-Casa da Cultura; o fornecimento de vídeos e outros materiais multimídia, entre eles o filme “La Montagna Danza”, que serviu de suporte para a criação do “Gruppo di Ballo Granello Giallo”, a formação, em 2008, do grupo de dança infantil “Piccoli Alpini”, hoje desativado, e a viabilização da vinda da Agência Consular Italiana em funcionamento na Casa da Cultura, com a realização de processos de cidadania italiana até 2010.

Em 2016, o Circolo Trentino captou 1.500 euros para o Projeto “Campeões do Futuro”, após ser contemplado em um edital financiado pela Associazione Trentini nel Mondo. Os recursos foram investidos, inicialmente, em 52 uniformes com a logomarca da associação e no pagamento da taxa de inscrição de 39 jovens atletas na 15ª Corrida Garotada, corrida de rua realizada em Vila Velha.

Outras contribuições locais foram o apoio ao “Granello Giallo” em uma viagem para Pinhalzinho (SC), para participar do 1º Encontro de Grupos Folclóricos Vênetos e, mais recentemente, à live beneficente do Projeto Amici, em 2020, e à instalação de duas placas da usina fotovoltaica para geração de energia para o Hospital Padre Máximo, no projeto “Parceiros Luz”.

“Os Circolos Trentinos são uma rede estabelecida de pessoas que passam seu tempo servindo à comunidade”, afirmou Leandro Fidelis. “A rede criada pela Associação Trentini nel Mondo é uma das mais organizadas entre associações de descendentes de italianos no mundo”.

Confira mais Notícias

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025