´Circulação Cultural´ chega nesta quinta (30) a Venda Nova

Cultura em quantidade e qualidade está circulando por 29 municípios do Espírito Santo. Trata-se do projeto “Circulação Cultural”, que reúne espetáculos teatrais e musicais selecionados nos Editais 2008 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As apresentações recomeçam na próxima quinta (30) em quatro municípios: São Mateus, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante. Ainda no final de semana a caravana da Secult circula por Ponto Belo, Montanha, Barra de São Francisco e Cachoeiro de Itapemirim. A entrada para todos os espetáculos será gratuita.

Venda Nova recebe o espetáculo teatral “Os Cegos ou o Sábio de Flandres” nesta quinta, às 19h30. Amanhã (31), às 20 horas, o município recebe a poesia musical do grupo “Sol na Garganta do Futuro“. As apresentações serão na Casa da Cultura

Apresentações até dezembro

Serão, no total, 148 apresentações, com a participação de 200 artistas. A Circulação Cultural acontece no Espírito Santo, a partir de um esforço conjunto da equipe da Secult, dos artistas e gestores culturais envolvidos. Foram contemplados, nesse primeiro momento, os municípios que possuem teatro ou então um espaço alternativo compatível com a qualidade exigida para cada uma das apresentações. A intenção é ampliar essa circulação nos próximos dois anos e se possível atingir a quase totalidade dos municípios capixabas.

Informações sobre os espetáculos

1) Teatro: “Os Cegos ou o Sábio de Flandres” (Adaptado e dirigido por Margareth Galvão)

Um velho sábio, pintor e caolho, faz seus desenhos e pinturas empoleiradas numa árvore à beira de uma estrada. De lá observa três peregrinos cegos que, iludidos por uma lenda medieval, procuram recuperar a visão e a satisfação de seus desejos no País da Cocagna. Como não conseguem chegar a esse país lendário, resolvem ir a Roma para receberem o milagre da visão por intermédio do papa. O sábio tenta ajudá-los e alertá-los sobre os perigos do caminho, no entanto os cegos arrogantes prosseguem a peregrinação não ligando para o sábio.

2) Música: “Sol na Garganta do Futuro” – O Sol na Garganta do Futuro apresenta poesia através de uma banda de música. A vontade de juntar a palavra falada e a música fundou o grupo em 2001. No palco, os textos são recitados acompanhados de uma banda completa – baixo, guitarra, bateria, violão, viola caipira, flautas, cantos, percussão, além de outros elementos como samplers e projeções de vídeo.

O grupo capixaba não segue apenas um estilo. Nas possibilidades do texto estão os desafios e o experimentalismo musical. Passeando pelo samba, pelo rock, pelo funkarioca, pela bossa, pelo blues, pelo jazz; é música sem nome. Toda a produção do grupo é distribuída livremente pela Internet.

A banda é formada por Fabrício Noronha, voz; Hugo Reis, violão, viola caipira, guitarra e back-vocal; Daniel Bosi, flauta, violão, guitarra e back-vocal; Vinicius Fabio, baixo, percussão e back-vocal.

Serviço:

Circulação Cultural em Venda Nova do Imigrante

Local: Casa da Cultura

30/10 – Os Cegos ou o Sábio de Flandres (teatro) – 19h30

31/10 – Sol na Garganta do Futuro – 20 horas

* Entrada franca

Confira mais Notícias

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV